Todos contra a COVID-19: rede de solidariedade torna vacinação ainda mais especial em Bento

A campanha de vacinação contra a COVID-19 em Bento Gonçalves teve início em janeiro e, desde então, tem contado com o apoio de diferentes grupos da comunidade. A secretaria municipal de Saúde optou pela vacinação de idosos no formato drive-thru, na Fundaparque, a fim de tornar o processo mais rápido para todos. Mas a equipe necessária para apenas um dia de vacinação inclui cerca de 70 profissionais: um grande desafio diante do número de funcionários disponíveis na secretaria. Foi então que começaram algumas das primeiras mobilizações para prestar suporte à prefeitura diante de um momento tão importante. Além de equipes de outras secretarias, como de Segurança, Turismo e Cultura, e de funcionário e assessores da Câmara de Vereadores, um grupo de voluntários se uniu para auxiliar no cadastro dos vacinados. 

Coordenado pelo professor Antônio Bellotti, o grupo chamado “Voluntariando” foi mobilizado por meio do WhatsApp e juntou cerca de 30 pessoas dispostas a ajudar. “Há alguns meses visitei a secretaria de Saúde, porque tinha alguns questionamentos normais de cidadão. Acabei conhecendo a secretária Tatiane, que esclareceu impecavelmente todas as nossas dúvidas”, relata. “Depois de verificar que as pessoas faziam muitas críticas e nada para ajudar, surgiu a ideia de criar um grupo de voluntários”, conta Bellotti. 


Grupo de voluntários que auxiliou no drive-thru. Foto: arquivo pessoal
 


O grupo auxiliou em pelo menos cinco dias da campanha de vacinação contra a COVID-19, orientando os veículos que chegavam ao local, checando os documentos e preenchendo as fichas de cadastro. “O intuito do grupo é e sempre será de fazer o bem, pelo simples fato de estarmos em uma situação crítica em nosso país”, comenta o professor. 

Com o fechamento de algumas unidades de saúde no município, a fim de remanejar profissionais para atender a grande demanda na UPA 24h, a prefeitura passou a contar com o trabalho dos agentes comunitários de saúde. Esses profissionais supriram a lacuna de colaboradores que estava sendo preenchida pelos voluntários, mesmo assim, eventualmente, alguns voluntários seguem contribuindo com a campanha quando necessário. “Tornar-nos úteis em um momento crítico vale e valeu muito a pena. A sensação de prazer ao ver o sorriso de cada idoso que chegava até nós não tem preço. Cada sorriso nos dava mais energia para continuar”, declara Bellotti. “Gratidão por termos tido a possibilidade de fazer muitos idosos sorrir e agradecer. ‘O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor’. Estamos à disposição para continuar e aguardamos a chamada da secretaria”, conclui o professor, citando uma frase da Madre Tereza de Calcutá. 

Levando arte e alegria para a vacinação

Desde o início do drive-thru da vacinação na Fundaparque, dezenas de artistas do município já se apresentaram de forma voluntária no local. A cada nova campanha, idosos e seus acompanhantes estão sendo recebidos com apresentações de dança de hip-hop, música italiana, folclore, tango, pop rock, sertanejo e músicas clássicas. “A ideia é termos a valorização da Cultura e do artista da nossa terra. São voluntários que querem participar e contribuir com sua arte neste momento difícil. Muitos são artistas contemplados em projetos financiados pelo Fundo de Cultura ou da Lei Aldir Blanc”, comenta o secretário de Cultura, Evandro Soares. “O mais legal é a satisfação dos artistas em poder contribuir mostrando sua arte e participando da vacinação, que é um momento de muita esperança por dias melhores”, complementa. 


Músico Jean Paul Deitos. Foto: Eduarda Bucco
 


Na terça-feira, 06/04, o músico Jean Paul Deitos esteve alegrando a vacinação dos idosos de 65 anos ou mais. Com um repertório pensado para animar e levar um pouco “de alento para a alma”, o artista conta que se sentiu honrado em fazer parte de um momento tão especial. “Como músico, como artista, todos nós temos uma responsabilidade social, humana, de usar da nossa arte para levar bons momentos para as pessoas que estão lá”, declara. 

Rotary auxilia na arrecadação de alimentos

Outra ação posta em prática durante a campanha em Bento é a arrecadação de alimentos não perecíveis para entidades e famílias em vulnerabilidade social do município. A ação está sendo coordenada pelo Rotary Club Bento Gonçalves, que até o início da semana já havia arrecadado cerca de 500kg de alimentos. “O Rotary tem como premissa auxiliar sempre as pessoas. Então sempre que vemos uma oportunidade de fazer essa ação voluntária, nós nos inserimos. É dar-se, sem pensar em si”, comenta a governadora assistente do Rotary Bento, Elisabete Pasin. 


Arrecadação de alimentos promovida pelo Rotary Club. Foto: Divulgação/Rotary
 


A ideia é que cada pessoa que vá até a Fundaparque se vacinar, ajude com algum alimento não perecível, os quais estão sendo entregues para a secretaria de Esportes e Assistência Social (Sedes). A pasta é responsável por organizar e encaminhar para entidades, órgãos ou famílias em vulnerabilidade social. “Gostaríamos que quem viesse aqui, trouxesse ao menos meio quilo de alimento”, convida Elisabete. “Pretendemos seguir em todas as campanhas [de vacinação]. Vamos fazer parte, vamos nos juntar à comunidade que é muito querida, que doa bastante, que é bastante solidária e generosa”, finaliza.  
 

Voluntário desenvolve cadastro on-line

O desenvolvedor de sistemas Diego Carraro também decidiu entrar no time de voluntários da campanha de vacinação em Bento. Após ficar por cinco dias internado na UPA 24h, necessitando de oxigênio, a vontade de ajudar foi natural. “Eu fui muito bem tratado na UPA e saí de lá com a ideia na cabeça. Contatei a Sedes [Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social] e foi criado um coletivo entre iniciativa privada e Poder Público”, relata Diego. O sistema, chamado Digital Vacina (digitalvacina.com.br), já está ativo em duas cidades, Bento e Pinto Bandeira. Por meio dele, as pessoas podem fazer o cadastro on-line e, no dia da vacinação, apenas apresentar um QR Code gerado pelo sistema. “Nós estimamos que esse coletivo esteja agilizando em 30% o processo de vacinação, além de contribuir com a eliminação do papel”, ressalta. 


Desenvolvedor de sistemas Diego Carraro. Foto: SERRANOSSA

Para o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, a ferramenta é uma verdadeira inovação para a campanha no município e está permitindo a vacinação de um maior quantitativo de pessoas, em menos tempo. “Hoje conseguimos vacinar 1,6 mil pessoas em poucas horas. O cidadão chega aqui [na Fundaparque] e em 30 minutos, no máximo, já está liberado”, afirma. “Temos cerca de três enfermeiras em cada fila, então realmente é muito rápido. Temos a vacinação mais rápida do Brasil”, continua. 

Apesar da novidade, o cadastro físico segue sendo aceito, a fim de contemplar as pessoas que não têm acesso a um smartphone, por exemplo. A ficha pode ser acessada e impressa a partir do link www.bentogoncalves.rs.gov.br/downloads/Formulario_para_vacina.png. Além disso, quem não conseguir se cadastrar previamente, pode fazer no dia da vacinação.