Geral
16/05/2018 08:18:15, escrita por SERRANOSSA

Centro de Especialidades Odontológicas será cadastrado junto ao Ministério da Saúde

Um documento solicitando o cadastramento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Botafogo, junto ao Ministério da Saúde, foi assinado pelo prefeito Guilherme Pasin nesta terça-feira, dia 15. A medida permite repasse de recursos estaduais e federais para manutenção do serviço. No local, serão executados serviços de especialidades odontológicas. Os tratamentos oferecidos serão a endodontia, a periodontia, odontopediatria, atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais e cirurgia.

A coordenadora do setor de Saúde Bucal, Giovana De Bacco, salientou a importância da população continuar fazendo o primeiro atendimento na sua Unidade de Saúde. "É importante ressaltar que todo atendimento a esse público deve ser iniciado na atenção básica, que referenciará apenas os casos que apresentarem necessidades específicas que demandam uma maior complexidade no atendimento", destaca.

Para o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, o CEO será uma revolução na odontologia de Bento. "Com o referenciamento poderemos iniciar as atividades neste espaço, que já conta com equipamentos da melhor qualidade. Quem sai ganhando com tudo isso é o cidadão que terá uma maior capacidade de atendimento e consequentemente uma melhora na saúde", disse.

Após o cadastramento, o serviço entra em operção. O CEO deve realizar uma produção mínima mensal em cada especialidade, definida na Portaria 1.464/GM, de 24 de junho de 2011. "O CEO vem para completar a rede de atendimento do setor de saúde bucal, que inicia com o trabalho preventivo na infância. São profissionais qualificados e preparados para atender a população, que a partir do cadastramento contarão com esse espaço moderno e qualificado", destaca o prefeito.

Em Bento Gonçalves, o Setor de Saúde Bucal conta com 21 dentistas. As atividades são exercidas nas Unidades de Saúde, além dos serviços de assistência domiciliar, ortodontia preventiva e equipe de prevenção que realiza os programas nas escolas há mais de 30 anos. O município já foi campeão no prêmio Brasil Sorridente, o que reflete a qualidade do serviço oferecido.

Maio Vermelho

O mês de Maio é dedicado a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer Bucal. O setor de Saúde Bucal realiza diversas ações voltadas para comunidade visando prevenir a doença. Nesta segunda-feira, 14, as ações foram realizadas com os idosos do Lar do Ancião, 80 foram examinados e serão encaminhados para tratamento. 
 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA