Geral
07/10/2018 11:32:49, escrita por SERRANOSSA

Frio intenso e alta umidade do ar causam aumento na procura por atendimento médico

As baixas temperaturas e a alta umidade do ar registradas nas últimas semanas têm aumentado consideravelmente a procura na Unidade de Pronto Atendimento 24h no bairro Botafogo. De acordo com levantamento da unidade, grande parte dos atendimentos de crianças está relacionada às síndromes respiratórias, comuns nesta época do ano. No início do mês, em 24h, a UPA realizou o atendimento de mais de 270 crianças, a maioria devido a problemas respiratórios. Em média estão sendo realizados mais de 100 atendimentos por dia. 

O secretário municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, ressalta que o aumento da demanda nesta época do ano já era esperado, mas está sendo atípico: a procura já é superior ao mesmo período do ano passado. A secretaria está acompanhando a situação com o reforço no efetivo médico. "As doenças de inverno que atingem principalmente crianças e idosos fazem com que a demanda aumente na UPA 24h. Estamos reforçando a equipe para que todos que necessitam sejam atendidos", destaca. 

De acordo com o protocolo médico, a UPA é destinada para atender urgências e emergências. A classificação dos doentes é realizada por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente. "Crianças e idosos têm o sistema imunológico mais frágil, são mais sensíveis as doenças típicas da estação, como gripes, resfriados e alergias respiratórias", salienta o coordenador médico da UPA, Dr. Nury Jafar Abboud Filho.

Cuidados para prevenir as doenças de inverno:

- Evitar ambientes fechados e conglomerados
- Lavagem das mãos com água e sabão e álcool gel
- Priorizar a UBS em casos sem gravidade, para evitar o contato com pessoas com doenças respiratórias que se concentram nos prontos socorros.

Tempo de espera conforme a classificação

Vermelho: Emergência - atendimento imediato - tempo de espera 0 minuto 
Amarelo: Urgente - necessitam atendimento rápido, mas podem aguardar -  tempo de espera 30 minutos 
Verde: Pouco Urgente - pode aguardar atendimento - tempo de espera 120 minutos
Azul: Pouco Urgente - consultas de baixa complexidade - tempo de espera 240 minutos



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA