Geral
08/10/2018 16:14:07, escrita por SERRANOSSA

Projeto Horta escolar é desenvolvido na Escola Anselmo Luigi Piccoli

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anselmo Luigi Piccoli é um exemplo de como a horta escolar pode enriquecer a prática pedagógica. Foi através dela que os alunos vivenciaram na prática os conteúdos abordados em sala de aula. 

Conforme o relato do professor Luís César Minozzo, ainda no primeiro semestre os alunos do sexto ano participaram das aulas de Ciências com outro olhar: o das práticas sustentáveis. Pensando em uma melhor qualidade de vida e diferenciando os conhecimentos relacionados a solo, água, tipo de adubação e previsão do tempo, foram plantadas diversas mudas de hortaliças, ligando o conhecimento teórico, aprendido em sala de aula, com o prático. Sob a orientação do professor, os alunos foram divididos em quatro grupos e puderam observar, durante o crescimento das plantas, as diferenças de desenvolvimento das mesmas com determinados tipos de adubação (orgânica e química) e tipos de solo (encharcado e pobre em nutrientes).

Registros fotográficos e tabelas de anotações fazem parte do processo, para que os comparativos sejam realizados ao final do mês de agosto, sinalizando assim as aprendizagens significativas ocorridas durante o período do projeto. Além disso, as hortaliças estão sendo consumidas pelos alunos, fazendo parte do cardápio da escola.

O projeto também serve para mostrar aos alunos e à comunidade escolar, que é possível cultivar hortaliças e temperos em casa, de forma fácil e prática, melhorando assim a qualidade dos produtos consumidos pelos seus familiares.
A diretora, Aliene Di Bernardo Rizzon, salienta que a escola contempla a valorização e preservação ambiental neste e em outros projetos, incentivando os professores a realizarem atividades  práticas, afim de que os alunos vivenciem e desenvolvam a consciência ecológica e a cidadania.

Para a realização das atividades referentes à horta escolar, as Escolas Municipais recebem suporte técnico e pedagógico, através do Projeto Olhar Atento: Ciências para Vida – Alimentação Saudável. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Agricultura, e tem por objetivo promover ações e vivências que desenvolvam a reflexão, discussão e experiências em torno da alimentação, oportunizando a comunidade escolar e, principalmente, ao aluno, a possibilidade de realizar escolhas conscientes e de construir hábitos de alimentação saudável.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA