Negócios
14/05/2018 12:05:31, escrita por SERRANOSSA

Sicredi Serrana participa da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira

Em sua quinta edição, a Semana Nacional em Educação Financeira acontece entre os dias 14 a 20 de maio, em todo Brasil. Para valorizar a data, a Sicredi Serrana realizará ações em sua área de atuação, em especial, a palestra com o Doutor em Educação Financeira e Presidente da DSOP, Reinaldo Domingues, em um evento aberto aos colaboradores e associados que já realizaram a formação junto à Cooperativa. 

Mais conhecida como a Semana Enef, a iniciativa é do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), apoiada por diversos agentes do setor financeiro do país, com o intuito de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), com a organização do Banco Central do Brasil. O Sicredi é um dos parceiros deste movimento, promovendo palestras, cursos e oficinas, além de um hotsite (www.sicredinasemanaenef.com.br) com iniciativas desenvolvidas, materiais educativos, dicas, testes financeiros, entre outros conteúdos. 

A educação financeira tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolvam uma relação equilibrada com o dinheiro e possam tomar decisões acertadas sobre as suas finanças e os seus hábitos de consumo, permitindo assim qualidade de vida e realização de sonhos.

Palestra Reinaldo Domingos



Nesta segunda, dia 14, a Sicredi Serrana recebe Doutor em Educação Financeira e Presidente da DSOP, Reinaldo Domingos (foto), que fará uma palestra magna em Carlos Barbosa, com o tema “Educação Financeira: Ponte para a realização de sonhos”. O evento acontece no CTG Trilha Serrana, a partir das 19h, e é aberto aos colaboradores e associados da Cooperativa que já realizaram o curso de Educação Financeira promovido pela Sicredi Serrana. Atualmente, a Cooperativa utiliza o método DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Planejar) em suas formações.

Realizações na Educação Financeira pela Sicredi Serrana
Desde 2016, a Sicredi Serrana vem investindo na disseminação da Educação Financeira em sua área de atuação. A partir de uma formação interna, os colaboradores foram preparados para orientar os associados a realizar o planejamento financeiro e buscar a realização de sonhos. Esse trabalho foi continuado através de formações de associados e parceiros.
Atualmente, mais de 5,6 mil pessoas participaram de Cursos, Palestras e Workshops do tema realizados pela Cooperativa. O Assessor de Programas Sociais, André Luis Thums, é o responsável pelo projeto, que já conta com mais de 30 colaboradores multiplicadores, que atuam na região. 

Segundo André, o foco atualmente está no trabalho realizado com parceiros: “Estamos trabalhando com empresas, entidades de classe, professores, associados e coordenadores de núcleos. Nosso objetivo é expandir o projeto para novos segmentos de públicos, respeitando as agendas da Cooperativa”, comenta.

“Além disso, nas pesquisas realizadas com os participantes da formação, os resultados mostram o impacto da Educação Financeira na vida das pessoas. Cerca de 95% dos respondentes afirmam que mudaram seus comportamentos e costumes após realizar o curso. Entre as principais mudanças estão compras mais conscientes, pesquisa de preços e envolvimento da família nas mudanças”, completa.

Para saber mais sobre as iniciativas de Educação Financeira realizadas pela Sicredi Serrana, os interessados podem contatar as suas agências.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA