Negócios
08/07/2018 08:15:40, escrita por SERRANOSSA

“UCS Portas Abertas” e a X MOSTRASEG com inscrições abertas

O Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) prepara mais uma edição da atividade “UCS Portas Abertas”, destinada a estudantes do Ensino Médio. O evento, que será realizado no dia 28 de setembro, tem como objetivo proporcionar aos alunos experiências que os ajudarão a construir um projeto de futuro com base em uma educação superior de alta qualidade.

As inscrições – gratuitas – podem ser feitas até o dia 10 de setembro, pelo e-mail [email protected] ou através do telefone (54) 3449 2500, ramal 2057.

Entre as atividades agendadas estão: Feira das Profissões (no Ginásio de Esportes da unidade universitária), visitas aos ambientes de ensino, bate-papo com professores e acadêmicos dos cursos de graduação, Museu Itinerante, Planetário e muito mais!


X MOSTRASEG recebe inscrições de escolas do Ensino Fundamental e Médio

A Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio e Fundamental da Serra Gaúcha (MOSTRASEG), promovida pela UCS, através do programa de extensão Engenheiro do Futuro (ENGFUT), chega a sua décima edição e será realizada de 12 a 14 de setembro, no Centro de Convivência do Campus-Sede. Para participar, os interessados – alunos a partir do oitavo ano do Ensino Fundamental – devem preencher um formulário disponível no site http://mostraseg.wix.com/site e encaminhar por e-mail até o dia 28 de agosto.
 
Os interessados em participar da mostra precisam estar matriculados a partir do oitavo ano do Ensino Fundamental; ter entre 13 e 21 anos de idade (menores de idade devem estar acompanhados por um responsável); possuir de um a dois orientadores maiores de 21 anos; e ter seu projeto elaborado de acordo com as regras da MOSTRASEG (descritas no regulamento).

A comissão avaliadora selecionará os projetos para participar da MOSTRASEG e divulgará a relação dos selecionados, por e-mail, no dia 3 de setembro.

A MOSTRASEG é uma mostra de projetos de ciência e tecnologia desenvolvida por estudantes matriculados a partir do oitavo ano do Ensino Fundamental. Há dez anos, a MOSTRASEG tem contribuído significativamente para o aprimoramento da Educação na região da Serra Gaúcha. Segundo o coordenador da mostra, professor Odilon Giovannini Junior, as mostras desempenham um papel essencial no processo de aprendizagem dos estudantes: “o desenvolvimento de projetos no ambiente escolar contribui para ampliar as habilidades cognitivas relacionadas ao trabalho em equipe”.

Diversos projetos apresentados na MOSTRASEG foram premiados em mostras nacionais e internacionais. É o caso do trabalho da acadêmica do curso de Engenharia de Materiais Joana Meneguzzi Pasquali, vencedora da 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista, em 2014 (quando estudava no Ensino Médio). O prêmio recebido por ela é o maior concedido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, agência que tem por finalidade o fomento da pesquisa no Brasil). Desenvolvido para a Feira Científica e Tecnológica, o projeto Detectox consistia em uma fita teste que buscava identificar fraudes comuns no leite de caixinha. Joana destaca a importância da participação na mostra por estudantes de Ensino Médio: “os participantes têm a oportunidade de trocar informações e experiências com outros estudantes e professores. O evento é maravilhoso e me permitiu aperfeiçoar meu trabalho, que tempos depois foi premiado nacionalmente”.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA