Vida & Estilo
09/08/2017 15:31:20

Conheça dicas para acabar com as crises de soluço

O soluço não tem hora para surgir, e muitas vezes acontece em momentos inapropriados, como reuniões ou durante um almoço em família. Quando uma crise começa é comum aparecerem diversas dicas para acabar com o problema. Mas será que elas são realmente verdadeiras? Para ajudar a solucionar a questão, conversamos com a gastroenterologista Maira Marzinotto, da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo. Confira a seguir: 

1. Levar susto 
Se você tem o hábito de usar essa técnica, saiba que ela pode realmente funcionar. "Alguns casos podem melhorar, pois ao levar um susto a pessoa pode coordenar a respiração e voltar ao ritmo normal", disse a médica. 

2. Tapar os ouvidos 
Quando o soluço parece que não vai passar nunca todas as dicas são aceitas, mas nem sempre elas funcionam. Neste método, não há evidências de que realmente ajude a acabar com o soluço. "Ele não age no mecanismo do soluço, por isso não vai adiantar em nada. Contudo, tentar fazer esforços que controlem o diafragma, como tossir, pode ajudar no problema". 

3. Beber água com açúcar 
Beber água com açúcar para interromper o soluço é uma das formas mais usadas pela população. De acordo com Maira, o açúcar não teria nenhuma influência para interromper o soluço, mas beber água de golinhos pode ritmar as contrações do diafragma e resolver o problema. 

4. Pressionar os joelhos contra o peito 
Para fazer essa técnica é preciso espaço, algo que nem sempre teremos durante um soluço. Além disso, essa dica só irá funcionar se você fizer movimentos abdominais junto aos joelhos dobrados. "Em alguns casos de soluço a manobra vagal, que ajuda a regular a respiração e batimentos cardíacos, pode ajudar a interromper o problema." 

5. Prender a respiração por um minuto 
Essa é a melhor tática a ser usada, então quando tiver soluço insistente já sabe como pode acabar com ele. "Ritmar a respiração, seja prendendo (não precisa ser 1 minuto) ou apenas coordenando pode ajudar a melhorar", revelou a gastroenterologista. 

6. Tomar água de ponta cabeça 
Além de ser perigoso, isso é apenas um mito. Segundo a médica, também não existem evidências comprovadas dessa técnica e tentar tomar água de ponta cabeça pode causar um engasgo, podendo inclusive piorar o soluço. 

7. Engolir miolo de pão ou gelo moído 
Apesar de não ser muito conhecida essa dica pode funcionar. "Fazer deglutições repetidas e ritmadas (de qualquer alimento ou água, em pouca quantidade) pode ajudar a acabar com soluço", disse Maira. 

8. Linha úmida na testa do bebê 
Essa é maior simpatia de todos os tempos feita por avós e mães, porém não existe nenhuma comprovação científica. A linha úmida na testa não tem nenhuma ligação com a regulação do diafragma. Sendo assim, essa forma não é eficaz para interromper o soluço.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA