Vida & Estilo
02/08/2018 14:57:18, escrita por SERRANOSSA

Caminhar com o cachorro pode aumentar a felicidade do dono, diz estudo

A caminhada é uma das melhores atividades físicas que existem e transformar os passeios diários com o seu cachorro em treinos poderosos é uma maneira divertida e eficiente de entrar em forma. Aliás, essa prática tem mais benefícios do que você possa imaginar.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Liverpool, no Reino Unido, as pessoas são motivadas a caminhar com seus cães porque se sentem mais felizes, ou seja, não é por causa das vantagens sociais e de saúde. O estudo entrevistou 26 donos de cães para entender as percepções e experiências pessoais proporcionadas pela caminhada com os animais. Os resultados mostraram que, embora os donos afirmem que caminham para beneficiar o cão, a realidade é que favorecem sua própria felicidade e bem-estar.

Contudo, esse sentimento de felicidade depende também se a pessoa acredita que seu cachorro está curtindo a caminhada. Qualquer coisa que ameace isso, como problemas de comportamento, a percepção de que o cão é "preguiçoso” ou está muito velho, reduz sua motivação para caminhar. O aumento da atividade física e as interações sociais com outros donos de cães foram considerados bônus secundários e raramente eram os motivadores para os passeios. "Os fatores que incentivam a caminhada com cães são extremamente complexos, mas sabemos que eles podem influenciar fortemente o comportamento da saúde humana", comentou o pesquisador Carri Westgarth.

Segundo o Instituto de Ortopedia e Saúde de São Paulo, se mantiver uma caminhada com velocidade média de cinco quilômetros, você queimará aproximadamente 300 calorias por hora. E quando tiver mais treinada, arrisque uma corrida com seu bichinho. Se uma pessoa caminha com seu cachorro pelo menos 30 minutos por dia, facilmente excede os 150 minutos de atividade física recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Se todos os donos de cães fizerem isso, aumentaria dramaticamente os níveis de atividade física da população.

A partir das novas descobertas, os pesquisadores dizem que outras pesquisas precisam ser realizadas para entender melhor como essa felicidade por caminhar com um cachorro pode influenciar na vida do seu proprietário.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA