Vida & Estilo
02/09/2018 16:11:11, escrita por SERRANOSSA

CrossFit também é coisa de mulher

As imagens de atletas fazendo exercícios com cargas pesadas podem passar a impressão de que o CrossFit não foi feito para você ou de que é voltado apenas para homens que desejam aumentar a massa muscular. Entretanto, trata-se de um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou do nível físico. O SERRANOSSA conversou com o head coach Guilherme Jacques, do CrossFit 95700, box oficial segundo o método americano e primeiro de Bento Gonçalves. Ele esclareceu os principais mitos sobre a prática para mulheres.

Para todas
Por ser um treino de alta intensidade e alto gasto calórico, a modalidade é ideal tanto para as mulheres que querem eliminar as gordurinhas localizadas como para aquelas que pretendem ficar mais fortes.  Baseando-se nos movimentos naturais do corpo humano, que se tornam menos usuais na fase adulta, o CrossFit promete entregar resultados rápidos, queima calórica considerável e quebra da monotonia no dia a dia dos exercícios. “As atividades são intensas e nenhuma aula é igual à outra. A prática otimiza a resistência cardiorrespiratória e muscular, além de aumentar  força, flexibilidade,  potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão”, conta o professor.

É muito difícil
O medo de ficar em desvantagem em comparação às mulheres que já treinam há mais tempo é comum no começo. “Mas basta lembrar que elas também começaram do zero algum dia. Quanto mais você demorar para tomar iniciativa, mais demorarão para seus resultados aparecerem também. Foque em você, não nos outros. Ou deixe elas inspirarem e mostrarem onde você vai chegar. Antes de dizer que não consegue, que tal experimentar uma aula da modalidade? Você pode se surpreender”, convida Jacques. 

Músculos x perda de peso
O medo de ficar excessivamente musculosa é um dos maiores receios das mulheres que pensam em praticar a modalidade. “Acredite, não é tão simples ficar grande. Isso leva tempo e é preciso combinar a prática de atividade física com alimentação adequada se esse for o objetivo. Converse com quem tem essa intenção e descubra como o caminho é árduo”, explica Jacques, acrescentando que o CrossFit é uma modalidade de alto gasto calórico e, conciliado à alimentação saudável, permite aumentar a massa muscular e diminuir a gordura corporal.

Dores
Em qualquer modalidade as dores, especialmente no início, fazem parte da prática. “A boa notícia é que logo passa. Com atendimento adequado e acompanhamento profissional você ficará mais forte e com menos chances de se machucar”, garante o professor. Mas vale lembrar: cuidado com exercícios tipo “CrossFit”, sem supervisão especializada.


 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA