Vida & Estilo
22/04/2018 13:00:36, escrita por SERRANOSSA

Remédios caseiros para dor de ouvido: entenda o que funciona

Sensação de queimação e dor de cabeça constante são apenas alguns sinais que podem indicar uma dor de ouvido. A inflamação no ouvido é um problema muito comum, especialmente em crianças, e costuma afetar as pessoas de maneiras diferentes. 

De acordo com Fernando Kaoru, otorrinolaringologista da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo, o tratamento para dor de ouvido irá depender do que está ocasionando o desconforto. 

Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para cada caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. 

Contudo, o otorrinolaringologista indica que o remédio caseiro para dor de ouvido mais prático e eficaz de todos: fazer compressa de água quente no local da dor. Embora a técnica não ajude a tratar a inflamação, ela irá contribuir para o alívio das dores. 

Ao notar os primeiros sinais de dor de ouvido é essencial procurar um clínico geral ou um otorrinolaringologista para receber o tratamento apropriado. 


REMÉDIO CASEIRO FUNCIONA? 

Existe uma série de remédios caseiros para dor de ouvido ensinada entre as pessoas e até em sites na internet, como colocar cebola no local inflamado, aplicar chá de hortelã na inflamação, inserir um algodão com álcool no local inflamado, colocar gotas de azeite na inflamação ou aplicar chá de camomila. No entanto, Fernando Kaoru revela que esses tratamentos caseiros, na maioria das vezes, não são eficazes: "Não existe nenhum estudo que comprove cientificamente que os tratamentos caseiros funcionam e a maioria das opções acima pode até piorar o quadro dependendo da causa da dor", disse o especialista.



 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA