Vida & Estilo
05/09/2018 16:06:38, escrita por SERRANOSSA

Música pode ser aliada contra a hipertensão

Um estudo realizado em parceria entre a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/Marília), a Faculdade de Juazeiro do Norte (CE), a Faculdade de Medicina do ABC e Oxford Brookes University (Inglaterra) revelou que a música intensifica os efeitos de medicamentos para pressão alta.

A pesquisa foi realizada em dois dias e contou com a participação de 37 pessoas com hipertensão controlada, sendo 14 homens e 23 mulheres. No primeiro dia os voluntários tomaram medicamento anti-hipertensivo e ouviram música por meio de um fone de ouvido, enquanto os pesquisadores fiscalizavam os parâmetros cardiovasculares durante uma hora. No segundo dia os pacientes fizeram o mesmo procedimento, mas usavam o fone de ouvido sem tocar nenhuma música.

Para a realização do estudo os pesquisadores utilizaram um método conhecido como “variabilidade da frequência”, capaz de detectar alterações no coração. O resultado identificou que os medicamentos apresentaram respostas significativamente melhores quando os voluntários usaram o medicamento e ouviram música. Dessa forma, o estudo concluiu que a música intensifica, em curto prazo, os efeitos medicamentosos sobre o coração e, portanto, pode minimizar a hipertensão.


 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA