Vida & Estilo
26/06/2018 16:58:57, escrita por SERRANOSSA

Departamento de Psiquiatria do Tacchini realiza palestras sobre Comportamento Suicida

Entre os meses de maio e junho, as equipes assistenciais dos hospitais Tacchini, de Bento Gonçalves, e São Roque, de Carlos Barbosa, participaram de um ciclo de palestras tendo como tema “Comportamento Suicida”. O trabalho teve por objetivo ajudar a desmistificar a cultura e os tabus sobre o assunto e provocar o pensamento dos profissionais de saúde sobre o cuidado aos pacientes que tenham risco de vir a provocar a própria morte. As palestras foram coordenadas pelo Grupo de Estudos do Departamento de Psiquiatria. “Acreditamos que a disseminação adequada de informações relevantes, corretas e realistas sobre o assunto constitui uma iniciativa fundamental para a prevenção do suicídio. Aproveitamos o momento também para abordar os aspectos relacionados à conscientização e sensibilização de todos em torno do tema”, justificam os integrantes do grupo.

Nas palestras, os médicos psiquiatras Aldo Migliavacca, Ricardo Maioli e Rodrigo Tramontini, além da enfermeira gestora do processo psiquiátrico, Patricia Menezes, apresentaram algumas estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), relativas ao tema. "São dados e informações de domínio público, com números que mostram uma realidade assustadora, mas que ainda são muito pouco discutidos na sociedade. É fundamental que os profissionais da saúde estejam capacitados a reconhecerem os fatores de risco presentes e as medidas que podem ser tomadas para prevenção", analisa a gestora. 

Segundo a OMS, aproximadamente 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano no mundo. O ato é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Além disso, cada suicídio afeta significativamente de cinco a dez pessoas, como familiares e amigos.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA