Vida & Estilo
07/06/2018 13:42:11, escrita por SERRANOSSA

Café é vilão ou aliado? Dicas para deixá-lo mais saudável

Para quem ama café, pode ser muito difícil encontrar o equilíbrio no consumo dessa bebida. Pensando nisso, a nutricionista Patricia Davidson falou em seu Instagram sobre esse tema, que frequentemente costuma causar dúvidas entre seus pacientes.

"Esta é uma pergunta recorrente na clínica. O café não é um vilão, mas deve ser consumido de forma consciente e que beneficie o organismo", afirmou a nutricionista em um post. Sendo assim, ela reuniu dicas que podem ajudar a consumir o café de forma saudável. Confira:

Não adoce 
Essa ação ajuda a manter o efeito terapêutico do café e evita a compulsão por doces logo em seguida. É possível escolher cafés de torra suave que não precisam ser adoçados.

Tipo de cápsula
A intoxicação do organismo por cápsulas de alumínio pode ter consequências como alterações nos ossos, falta de energia e anemia. Já é possível encontrar opções de cápsulas de plástico BPA free no mercado, que não fazem mal ao corpo.

Máximo 150ml
Tomar café demasiadamente enfraquece suas glândulas adrenais, tornando-as mais lentas e menos capazes de responder adequadamente ao corpo. Manter o limite diário de três xícaras de 50ml cada faz com que o estímulo da cafeína em relação as adrenais se mantenha saudável. 

Torra fresca
Assim como frutas, legumes e verduras, o café é um alimento e deve ser consumido fresco. O tempo que ele leva desde a colheita até a xícara, que deve ser o menor possível, tem papel essencial na absorção de seus benefícios como a otimização cerebral, redução de dores musculares, aumento no metabolismo e outros. Por isso, prefira consumir o café mais fresco possível.

Horários
O melhor horário sempre é ao longo do dia tentando finalizar mais cedo possível. Algumas pessoas têm uma capacidade lenta de processar a cafeína e a mesma fica na circulação por muitas horas podendo prejudicar o início do sono ou torná-lo mais superficial.
 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA