Vida & Estilo
07/07/2018 09:00:51, escrita por SERRANOSSA

O dente quebrou? Saiba o que fazer

Quebrar o dente pode ser desesperador para maioria das pessoas. A dentista Eliana Avelãs explica que a primeira coisa a fazer é manter a calma e procurar o pedaço quebrado. “Muitas vezes é possível colar o fragmento e o resultado fica quase invisível”, explica.

O pedaço quebrado deve ser mantido hidratado em uma solução de pH neutro que pode ser leite ou soro fisiológico. Caso o local esteja sangrando e doendo muito, ela orienta enxaguar com um enxaguante bucal. Se houver um corte e sangramento, a dica é deve remover fragmentos e sujeira e comprimir a região com uma gaze umedecida em enxaguante bucal ou clorexidina a 2%.

Além disso, é indicado colocar gelo no local se estiver com muita dor, pois ele provocará a contração dos vasos sanguíneos e assim diminuirá o sangramento e o edema. Em seguida, você deve procurar um dentista o mais rápido possível.

Conforme a dentista, o modo de recuperar o dente vai depender da extensão da fratura. Apenas nos casos em que a raiz sofrer uma fratura no sentido do comprimento é que serão necessários um implante e uma coroa sobre ele.
Se o fragmento não for encontrado, será possível fazer a restauração com material apropriado. “O resultado, normalmente, fica muito bom, quase imperceptível”, garante. 
 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA