Eventos
04/04/2018 16:55:55

Nova Petrópolis está pronta para o Festimalha

Uma prévia do que será atração no 29º Festimalha, que ocorre em Nova Petrópolis de 26 de abril a 3 de junho, foi apresentada para autoridades, expositores e imprensa, em lançamento oficial realizado nesta quarta-feira, 4 de abril, do Property Eventos. O mote deste ano ‘Malha tricot combina com todos os estilos’, guiou o evento, marcado por um desfile, que antecipou as coleções tricotadas pelas malharias expositoras e que estarão à disposição de um público estimado em 100 mil pessoas – cinco vezes a população da cidade -durante os 27 dias.

No topo de uma colina, os convidados foram recepcionados com chopp da Cervejaria Traum Bier, expositora da feira. A moda outono-inverno foi apresentada em cores, fios e modelos que combinam com toda diversidade do povo brasileiro. São malhas para crianças, jovens, adultos e idosos. Quentes, modernas e versáteis, as peças vestiram um casting formado por diversos modelos, que esbanjaram todo design das malhas locais em 30 looks, especialmente selecionados pela produtora de moda do Festimalha, Luísa Giusti.

O presidente da ACINP, José Paulo Boelter, destacou que o lançamento também é oportuno para que os expositores comecem a sentir o clima da feira. “As malharias estão a todo vapor, produzindo o equivalente à metade das peças que são feitas anualmente na cidade. O Festimalha é muito importante para o setor malheiro e nós da ACINP, enquanto promotores, vamos seguir inovando para atrair milhares de consumidores que também estarão circulando pela cidade, impactando diretamente na economia do município”.

O lançamento também foi marcado pela apresentação da campanha publicitária, que ganhará diferentes canais de comunicação nos próximos dias e pela divulgação da programação. Entre os destaques estão o Concurso Top Model Terceira Idade, desfiles de moda oficiais, desfile Minha Mãe é Top, Encontro de Rainhas, Maridódromo, Recreação Infantil e apresentações musicais. Na parte externa, o público será recepcionado por bandinhas, acompanhadas pelo Fasbierwagem. 

A recepção seguiu ao som do saxofonista Gabriel Boelter, que acompanhou o almoço no quiosque, onde também foi apresentado o VT que estará sendo exibido às vésperas e durante o Festimalha. A feira acontecerá no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, de quintas a domingos, além dos dias 30 de abril, 1º e 2 de maio, totalizando 27 dias, dois a mais que no ano anterior. Serão 61 expositores, sendo 45 malharias locais, cinco estandes de acessórios e 11 pontos gastronômicos.

Criado para impulsionar o expressivo setor malheiro de Nova Petrópolis, o Festimalha tem forte papel no incentivo do turismo na região, contribuindo para o desenvolvimento do estado. A feira é responsável por comercializar cerca de 30% da produção anual de malhas da cidade. Hoje, existe uma malharia para cada 328 habitantes. Elas são responsáveis por gerar aproximadamente 2 mil empregos e produzir um milhão de peças ao longo de 12 meses, processando 500 toneladas de fios.

Campanha Publicitária
Assinada pela Interativacom, a campanha deste ano convida o visitante a encontrar seu estilo em meio à diversidade de malhas disponibilizadas na feira. ‘Descubra o Festimalha que combina com você, seja qual for o seu estilo’ é o conceito que embasa toda proposta. Analisando as tendências mundiais para a moda outono/inverno 2018, foram selecionadas peças que representassem o que está em alta nas passarelas. Os modelos trazem a representatividade dos estilos, do street ao romântico. Além disso, a campanha tem tons de roxo, amarelo e coral que, aliados às cores secundárias, criam a identidade visual do projeto. As linhas e formas geométricas dão um toque ainda mais moderno às peças de divulgação do Festimalha 2018. 

Neste ano, a campanha conta com uma participação especial: a cachorrinha Olívia é a nova integrante da família Festimalha. A feia apoia a causa da adoção animal em parceria com a ONG Focinho Amigo. Olívia foi adotada por uma das voluntárias da ONG, localizada em Nova Petrópolis.


ATRAÇÕES PARALELAS
Preview Festimalha
O Festimalha vai invadir a Praça das Flores, no Centro de Nova Petrópolis, na tarde do dia 21 de abril. Um desfile exclusivo movimentará o espaço, antecipando a moda que estará sendo apresentada no Festimalha. Para acompanhar, o Chimarock, com comunicadores da Rádio Atlântida, bandas e muito chimarrão. É só levar a cuia que a água quente e a erva-mate ficam por conta dos organizadores. Também haverá feira de adoção de animais com a Focinho Amigo e venda de chopp. A atração acontece das 14h às 18h.

XII Top Model Terceira Idade
Eles são alegres, divertidos e esbanjam vitalidade. Centenas de mocinhos e mocinhas com mais de 60 anos têm como destino certo a cidade de Nova Petrópolis, atraídos pelo Top Model Terceira Idade Festimalha, que este ano será no dia 4 de maio, na Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.festimalha.com.br até o dia 27 de abril. Serão escolhidos dois casais, nas categorias Local e Visitante. Os vencedores receberão uma faixa e um kit especial. A tarde será animada, do início ao fim, por uma bandinha típica.

Desfiles de moda
Visitar o Festimalha também é poder assistir a desfiles com modelos que exibem looks de malhas confeccionadas pelos expositores. A atração é excelente para escolher a malha preferida que, posteriormente, pode ser encontrada na feira. O primeiro, programado para o dia 6 de maio, às 15h, terá a participação especial do Mister RS, Felipe Haeffner. O segundo desfile será no dia 20 de maio, no mesmo horário.

Desfile Minha Mãe é Top
A Ex Miss Brasil, Martina Brandt e sua mãe, são presenças confirmadas no desfile do dia 13 de maio – Dia das Mães. Neste dia, o Festimalha coloca na passarela mães e filhos num desfile emocionante, em homenagem a todas as mães.

Encontro de Rainhas
A malha de Nova Petrópolis vestirá rainhas de diversas festas de cidades gaúchas em um desfile programado para o dia 27 de maio, às 15h, nos corredores do Espaço Malha. Elas serão recepcionadas e produzidas por uma equipe especializada em cabelo e maquiagem, além de estilistas. As soberanas também confraternizarão em um almoço oferecido pela ACINP, além de visitar pontos turísticos do município. No ano passado, 22 rainhas participaram da ação, aproveitando para divulgar as festas que representam.

Maridódromo
Equipado com sofás, TV, pebolim, espaço de leitura e mesa de sinuca o Maridódromo foi especialmente criado para atender os homens que desejam aguardar suas esposas em um local reservado, enquanto elas fazem compras na feira. A Cervejaria Traum Bier é atração do espaço, além de fliperama, cosméticos, doces e de uma barbearia. O ambiente fica no segundo piso do Centro de Eventos.

Recreação Infantil
Para garantir maior tranquilidade aos pais que desejam fazer suas compras, o Festimalha oferece o espaço da Recreação Infantil, onde as crianças de 3 a 12 anos podem permanecer em segurança com profissionais qualificados. Crianças de 2 e 3 anos poderão entrar no Espaço Baby, desde que os responsáveis estejam próximo. O serviço é oferecido no segundo piso do Centro de Eventos e nesta edição traz como atrações Amarelinha, Escalada de Pneus coloridos, Cama de Gato, Labirinto – com caixas de papelão, Painel de Pintura, Painel Musical, Jogos de Percurso, Jogos de Obstáculos, Jenga Gigante, Espaço de Criar – Oficinas, Espaço do Sossego – livros, jogos de mesa, jogos individuais, piscina de bolinhas e cama elástica .

 
Nova Petrópolis
De origem predominante germânica, Nova Petrópolis integra a Rota Romântica na Região das Hortênsias, juntamente com Canela e Gramado. Distante 90 km de Porto Alegre, a charmosa cidade de pouco mais de 20 mil habitantes dispõe de uma estrutura hoteleira com 1.800 leitos, distribuídos entre 34 hotéis e pousadas, além de 40 estabelecimentos gastronômicos.

A cidade hoje ocupa a 14ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio Grande do Sul, além de ter conquistado o título de município gaúcho com maior longevidade, alcançando uma expectativa de vida de 78,4 anos. Pequena, mas uma gigante na cultura, Nova Petrópolis conta com uma formação cultural de dar inveja a muita cidade grande. São 51 corais, 11 bandas típicas e conjuntos musicais, 18 grupos de danças folclóricas, uma orquestra de sopros e cinco museus históricos, entre outras representações. A cultura do tricot, passada de geração em geração, multiplicou-se e profissionalizou-se com o passar dos anos, dando origem à indústria de malhas e, com ela, o turismo cultural.

Seus jardins floridos o ano inteiro são o cartão de visita nas quatro estações do ano. Mas é no inverno, com a expectativa de baixas temperaturas, com os sabores dos cafés coloniais e com a culinária típica, que a cidade fica repleta de visitantes de todo o país. São cerca de 1,3 mi de turistas por ano, segundo a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio do município.

Além do potencial cultural e histórico, a cidade também oferece, entre outros atrativos turísticos, o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, o Labirinto Verde, o Monumento ao Cooperativismo, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha e o Ninho das Águias, além de roteiros como Alemães do Sul e Caminhos Germânicos. Em cada canto é possível conviver com a população que mantém vivo em seu cotidiano o idioma germânico.

O FESTIMALHA
O que? 29º Festimalha
Quando? De 26 de abril a 3 de junho de 2018 (27 dias de feira)
De quintas a domingos, além do dia 30 de abril, do feriado de 1º de Maio e 2 de maio
Horário: das 10h às 19h
Onde? Centro de Eventos de Nova Petrópolis

Ingressos:
- Público geral: R$ 7
- Terceira Idade: R$ 3,50 – quintas-feiras, sábados, domingos e feriados
Isento – sextas-feiras (exceto feriados)
- Excursões (acima de 10 pessoas)
Isento – quintas-feiras (exceto feriados)
Isento – sextas-feiras (grupos acima de 30 pessoas - exceto feriados)
R$ 3,50 – sextas-feiras (grupos de 10 a 30 pessoas - exceto feriados)
R$ 7 - sábados, domingos e feriados
 - Crianças: Isento - até 10 anos
R$ 7 - a partir de 11 anos
- Morador local: Isento

Estacionamento: gratuito
Promoção: Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP)
Estimativa de público: 100 mil visitantes
Produtos: malhas com design local, gastronomia, acessórios
Expositores: 61 (45 malharias, 11 pontos gastronômicos e cinco pontos de acessórios)
Área de exposição: 2,7 mil m² de área coberta
Mais informações: www.festimalha.com.br

 

Fotos: Raquel Konrad



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA