1ª Mostra Científica do Carvi estimula a sustentabilidade

A sustentabilidade guiou os 42 trabalhos elaborados por estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves. Produção de energias limpas, uso adequado dos recursos naturais e alimentação saudável foram alguns dos temas explorados pelos 250 alunos que participaram da I Mostra Científica do Carvi, também realizada no dia 10 de novembro.

O encontro reuniu 13 escolas. De acordo com a professora Scheila de Ávila e Silva, coordenadora do evento, a proposta de uma mostra surgiu a partir de um edital do CNPq e teve o objetivo de estimular a produção científica e tecnológica no município. A docente da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias explica ainda que, com apoio da secretaria municipal, foi possível realizar a capacitação de 50 professores da Rede Pública de Ensino, para serem multiplicadores nas escolas em que atuam. A partir daí, os educadores estimularam os estudantes para produzirem seus trabalhos. Os alunos submeteram seus projetos por escrito e em grupo. Uma avaliação inicial definiu os 42 que foram apresentados à comunidade.

“Todos os projetos tinham uma versão escrita, um pôster e um produto para demonstrar na prática o conceito estudado”. Scheila ressalta que cada grupo devia contar com a orientação de dois professores de diferentes áreas do conhecimento, como forma de explorar a interdisciplinaridade entre os conteúdos.