1ª turma da Guarda Civil começa a atuar na próxima semana

A primeira turma da Guarda Civil de Bento Gonçalves teve sua formatura realizada no último sábado, dia 27. Na próxima semana, os 18 agentes iniciam nas ruas o estágio operacional de 30 a 45 dias.

Com o convênio do Programa SIM, assinado com a Secretaria de Segurança do Estado, Bento foi o primeiro Município, cuja formação da Guarda Civil foi realizada através da Brigada Militar. As 776 horas/aula foram ministradas por instrutores capacitados, oficiais da Brigada Militar, Delegados de Polícia, e Agentes de segurança de outras instituições. Entre as abordagens da formação estão condicionamento físico, aulas de direito, sociologia da violência, intervenção em ocorrências, abordagens e aulas práticas de tiro.

"Temos certeza que estamos entregando ao Município um grupo qualificado e preparado para atuar junto à comunidade. A formação foi realizada com a melhor equipe técnica que se pode oferecer", salienta o coordenador do curso e comandante da Companhia de Policiamento do 3º BPAT- Capitão Rogério Schuh dos Santos.

O curso de formação iniciou no mês de março e os encontros foram realizados na sede do Serviço Social do Transporte, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat).

Durante a solenidade o futuro secretário de Segurança, capitão Diego Caetano de Souza salientou, "Hoje é dia de saudação, dia de comemoração, pois a cidade de Bento Gonçalves ganha um grande reforço. Reforço esse buscado e custeado pela Prefeitura, objetivando apresentar a sua comunidade uma alternativa de apoio à segurança local, auxiliando o Estado do Rio Grande do Sul".

"A responsabilidade desses 18 agentes é muito grande, mas nós como sociedade também temos a missão de apoiar cada um deles. Eu tenho certeza que a Guarda Civil de Bento Gonçalves renderá bons frutos", ressaltou o ex-secretário de Segurança, tenente-coronel, José Paulo Marinho.

Representando os formandos, o agente Cleber Meotti afirmou, "nossa missão é estar junto à comunidade, auxiliando-a no que for preciso, dentro de nossas competências. Nosso papel não é apenas autuar ou prender bandidos, como muitos falam, mas garantir o bem-estar social, juntamente com outros órgãos competentes. Devemos sempre lembrar que vidas estarão em nossas mãos todos os dias, e que a nossa própria vida estará em risco constantemente. Nossa missão é guardar, é cuidar, é proteger a vida, a nossa, da nossa instituição, das nossas famílias, da nossa comunidade".

Na ocasião foram homenageadas autoridades que prestaram auxílio e apoio na Formação da primeira Guarda Civil Municipal. 
"Este é um momento muito especial para Bento Gonçalves, que começa a contar a partir de agora não somente com a sua primeira turma de guardas civis municipais, mas também com 18 homens e mulheres que estão dispostos a nos auxiliar no processo de segurança pública. Processo esse muito pensado, muito trabalhado e com a parceria da Brigada Militar formado a partir de conceitos que garantem um trabalho unido e ladeado em prol da nossa comunidade", enfatizou o prefeito Guilherme Pasin.