10ª Fiema Brasil encerra edição histórica com foco em inovação, sustentabilidade e negócios
Fiema confirma próxima edição para os dias 18, 19 e 20 de maio de 2027, em Bento Gonçalves

A 10ª edição da Fiema Brasil foi encerrada na quinta-feira (22), no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), consolidando-se como um espaço estratégico para a convergência entre inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e geração de negócios.
Realizada de 20 a 22 de maio, a feira reuniu 150 marcas expositoras e mais de 8 mil visitantes de diversas regiões do país e do exterior.
Considerada o principal encontro de gestão ambiental do Sul do Brasil, a Fiema recebeu empresas, especialistas, entidades públicas e privadas, promovendo conexões e apresentando soluções voltadas ao futuro sustentável.
“A Fiema Brasil inicia, aqui, um novo ciclo em sua trajetória, ainda mais forte, robusta e disposta a contribuir ativamente com o objetivo de transformarmos nossa região em um reconhecido polo ambiental”, disse Neri Basso, presidente da Fundação Proamb, entidade organizadora da feira.

“Estamos muito satisfeitos com as oportunidades que a feira entregou seja para expositores, em termos de conexões e negócios, ou para os visitantes, no que se refere ao acesso a conhecimento, soluções e inovações. A Fiema está mais madura e, realmente, pronta para continuar sua caminhada de expansão alicerçada ao propósito de trazer a gestão ambiental e o compromisso com a sustentabilidade para o dia a dia das empresas e da sociedade”, destacou Jonas Brevia, presidente da Fiema Brasil.
Durante o encerramento, foi anunciada a próxima edição do evento: a 11ª Fiema Brasil, que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2027, novamente no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Programação técnica reúne congressos, seminários e fóruns
Com foco na difusão de conhecimento e práticas inovadoras, a feira promoveu uma programação intensa com cerca de 70 palestrantes. Destaque para o 6º Meeting Empresarial, com 12 painelistas, e para o 8º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, que recebeu 120 trabalhos científicos inscritos. A programação do FiemaCon ainda contou com seminários técnicos, exposições e rodadas de negócios, ampliando o diálogo entre setores estratégicos da economia ambiental.
Fórum Energiplast debate soluções para resíduos e energia
Estreando na programação da Fiema, o 14º Fórum Energiplast foi realizado no dia 22, reunindo especialistas para debater a valorização energética de resíduos sólidos. Em sete momentos ao longo do dia, foram abordados temas como Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR), triagem automatizada em aterros e reciclagem mecânica de plásticos. O fórum também envolveu representantes de empresas e entidades públicas e privadas.
Rodadas de Negócios conectaram empresas nacionais e internacionais
Uma das ações voltadas à geração de oportunidades comerciais foi a Rodada de Negócios, realizada no dia 21 e articulada pelo Sebrae-RS. A atividade reuniu mais de 70 empresas, que circularam entre dez empresas âncoras fixas, em um formato que facilitou conexões rápidas e objetivas entre potenciais parceiros. As projeções de negócios gerados estão sendo levantadas e serão divulgadas em breve.
Arena de Inovação destacou startups e premiou soluções ambientais
Com 644m² dedicados à inovação, a Arena de Inovação chegou à sua segunda edição na Fiema, reunindo cerca de 40 startups. O espaço promoveu palestras, pitches e apresentações, com destaque para a Batalha das Startups. A vencedora foi a Meu Resíduo, seguida por Bubuyou em segundo lugar e Urupê em terceiro.
Sobre a Fiema Brasil
A Fiema Brasil é uma realização da Fundação Proamb. A 10ª edição contou com o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, Badesul, FINEP, Verdera (Votorantim Cimentos), Governo do Estado do RS, Corsan, Banrisul, BRDE, Caixa, Governo Federal, Sicoob, Prefeitura de Bento Gonçalves, Procergs, Track Capital, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Tramontina, Vivaci, Cimento Gaúcho, Sicredi, Icatu Coopera e Sebrae.