13° salário deve injetar R$ 964 milhões na economia de Bento, Caxias e Farroupilha

Dados estão na Carta Especial do 13º Salário, divulgada pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul

A Carta Especial do 13º Salário, divulgada pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul, que informa estimativas de valores monetários decorrentes do pagamento do 13° salário nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Farroupilha para o ano de 2021, considera que a economia dos três municípios deve receber, até o final do ano, um estímulo de R$ 964 milhões. Valor consiste na soma do 13º salário dos empregos formais e dos benefícios da previdência social.

”Este estímulo será de suma importância para impulsionar o crescimento da economia dessas cidades, que perderam força com os efeitos da pandemia do Covid-19, especialmente para o setor do Comércio, que aguarda a chegada de datas comemorativas para alavancar as vendas”, aponta o documento.

A abordagem dedicada aos três municípios deve-se ao fato de terem apresentado, em outubro de 2021, o maior número de empregos formais na região de abrangência da UCS.

foto: Júlia Milani

Redução dos salários, ampliação dos benefícios previdenciários

Dentro do contexto pandêmico de desemprego e enfraquecimento econômico, ficou evidente a redução dos salários e a ampliação dos benefícios previdenciários, conforme demonstra o estudo. Dentro do período analisado, o ano em que Caxias do Sul registrou maior valor referente aos salários foi em 2015, com 728 milhões, contrastando com o ano de 2020, no qual foram registrados 511 milhões. As expectativas para 2021 são de 476 milhões em salários. Os benefícios previdenciários, por outro lado, apresentaram o efeito contrário, passando de 160 milhões em 2015 para 183 milhões em 2020. A projeção para 2021 é que esse valor atinja os 192 milhões. 

Bento Gonçalves e Farroupilha também demonstraram enfraquecimento econômico nos anos analisados. As duas cidades, da mesma forma que Caxias do Sul, tiveram redução progressiva dos salários e aumento gradual dos benefícios previdenciários de 2015 a 2020, e a projeção para 2021 mantém esse comportamento. 

A soma de dinheiro injetado na economia dos três municípios também demonstra situação de queda. Em 2015, a soma dos salários e benefícios das três localidades foi de 1,3 bilhões de reais, valor que foi reduzido para 1 bilhão em 2020. A expectativa para 2021 é de 964 milhões.