164 empresas já aderiram à plataforma de rastreio da COVID-19 em Bento
Na semana passada, o município de Bento Gonçalves passou a colocar em prática o sistema Smart Tracking, uma plataforma de rastreio de pessoas com a COVID-19. O objetivo da nova ferramenta é auxiliar na contenção da propagação do novo Coronavírus no município, a partir de um mapeamento das pessoas infectadas.
Para tanto, os estabelecimentos que tiverem interesse devem se cadastrar por meio deste link. Em seguida, eles receberão um QR Code próprio, que deve ser impresso e colocado em um local visível aos clientes. Por outro lado, os moradores interessados também devem se cadastrar e fazer “check-in” toda vez que entrar em um dos estabelecimentos cadastrados, por meio da câmera do celular. Assim, ficará registrado o horário e o local que aquela pessoa esteve.
A vigilância epidemiológica do município está registrando no sistema todos os pacientes confirmados com a COVID-19. Dessa forma, as pessoas que estiveram no mesmo local e horário desses pacientes, antes do diagnóstico, receberão alertas informando sobre o contato com alguém infectado.
Além do alerta, as pessoas recebem orientações caso venham a apresentar sintomas. Também será informado um telefone para que os moradores possam tirar suas dúvidas. Conforme a prefeitura, nem as pessoas e nem a vigilância epidemiológica terão acesso aos dados do sistema.
De acordo com informações da prefeitura, 164 estabelecimentos já se cadastraram, incluindo lojas, supermercados, restaurantes e empresas de transporte. Além disso, 1.054 check-in já foram realizados.
No Brasil, a plataforma também é utilizada em Florianópolis (SC), São Bento do Sul (SC), Itapiranga (SC) e Gramado (RS).
Como funciona?
1 – O estabelecimento comercial realiza o cadastro na plataforma, imprime o QR Code gerado, deixando-o à vista do cliente. Link: https://bento.tur.br/qrcode/
2 – O cliente lê o QR Code acionando a câmera do smartphone, realiza o primeiro cadastro e depois apenas faz o check-in nos estabelecimentos por onde passar.
3 – Autoridades de Saúde realizam o rastreio de locais e pessoas com quem os pacientes testados positivo para Covid-19 tiveram contato até os 15 dias anteriores ao diagnóstico da doença.
4 – Estabelecimentos e usuários cadastrados recebem o aviso por e-mail ou SMS caso tenham sido identificados no rastreio.
Foto: Divulgação/Santo Antônio