200 alunos do 6º ao 9° ano vão estudar e usar estrutura da UCS em Bento

Parceria entre prefeitura e universidade, além de proporcionar educação integral, uso de laboratórios, biblioteca, ginásio e participação em projetos inovadores na UCS, também irá abrir novas vagas para séries iniciais na Escola Municipal de Tempo Integral São Roque.

Uma parceria inédita em Bento Gonçalves irá proporcionar que 200 crianças e adolescentes, matriculados do 6º ao 9° ano na Escola Municipal de Tempo Integral São Roque, estudem e usem a estrutura da Universidade de Caxias do Sul (UCS), campus Bento. A assinatura do convênio entre a UCS e o município foi celebrada na manhã desta terça-feira, 18/01, na universidade com a presença do reitor da instituição, Evaldo Antonio Kuiava, vice-reitor, professor Odacir Deonísio Graciolli, o presidente da Fervi, Nestor José Caon, primeira-dama, Cláudia Remus, secretários municipais, pais de alunos e imprensa.

fotos: Raquel Konrad

Por meio da parceria, a universidade fará a cedência de 10 salas no bloco B, para aulas no período da manhã e à tarde, além de disponibilizar auditório, ginásio, laboratórios de informática, biologia e física com técnicos e ainda espaço para a secretaria da escola. Além disso, a universidade está fazendo uma ampla reforma para a construção de uma nova cozinha, onde serão produzidas as refeições dos estudantes, e demais adaptações para receber os novos alunos. Já o plano pedagógico, professores, merenda, direção e outras ações permanecem a cargo da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

ESTRUTURA DE UNIVERSIDADE PARA ALUNOS

A secretária, Adriane Zorzi, falou sobre a importância da parceria e também da expectativa dos profissionais e alunos. “A gente sabe que a região de São Roque cresceu muito e diariamente aumenta a demanda por vagas nas escolas e pensávamos como ampliar esse espaço de construção para mais crianças. Proporcionar que nossos alunos maiores possam usufruir do espaço da universidade, ter trocas com professores e com toda esta estrutura de uma grande universidade animou tanto os alunos quanto os professores que vão atuar nestas salas de aula”, comenta. A ideia, de acordo com a secretaria, é que nos próximos meses outras escolas da rede municipal também possam usufruir da estrutura da UCS para ampliar seus conhecimentos.

Durante o evento, também foi anunciada a construção do Laboratório Maker, espaço que será destinado ao desenvolvimento de habilidades dos alunos, e à continuação do projeto “Horta na Escola”, desta vez, dentro da UCS, que dispõe inclusive de estufas para a ampliação dos trabalhos. “As professoras estão encantadas com as inúmeras possibilidades que poderão ser feitas aqui”, comemorou, falando ainda que o município quer ser referência em qualidade de ensino.

Para dar início à parceria, o município realizará o repasse de R$ 1.255.250,00, referentes à reforma da cozinha – de acordo com as normativas de educação – cessão de uso do espaço, equipamentos, projeto pedagógico, espaço maker, horta escola e escola para a vida.

fotos: Raquel Konrad

EDUCAÇÃO COMO BANDEIRA

Já o vice-reitor da UCS, Odacir Deonísio Graciolli, afirmou que a parceria vem ao encontro do propósito da universidade, que é abrir as portas para a comunidade. “A educação é a nossa bandeira e não tenho dúvidas que podemos fazer muito mais. A educação virou mercadoria e estamos pagando o preço desta falta de educação de qualidade. Queremos escalonar e expandir, levar as boas práticas para as escolas e, para que tudo isso dê certo, precisamos de envolvimento de todos”, comemorou. “O mercado exige vaga para pessoas competentes. Pessoas mais ou menos terão empregos mais ou menos”, enfatizou Graciolli ao destacar que mais do que diploma, o aluno precisa aprender em sala de aula.

No ano passado, em encontro com a imprensa, o vice-reitor já havia apontado a precariedade da formação dos alunos que chegam às salas das universidades. A parceria, porém, vem para buscar melhorar este cenário. “Há muitos anos enfrentamos essa dificuldade, porque a universidade acaba suprindo demais uma deficiência anterior e não consegue cumprir todos os conteúdos desejados pelo estudante. Então a educação como bandeira não é só a nível Superior e queremos contribuir para todos os níveis na educação da sociedade e esperamos sim pessoas mais preparadas ingressando no curso Superior ou ainda no mercado de trabalho”, destaca.

MAIS VAGAS PARA PRIMEIRO ANO

A parceria entre a UCS e a prefeitura também irá proporcionar a abertura de mais vagas para estudantes do primeiro ano. De acordo com a secretária Adriane Zorzi, mais de cem crianças aguardavam por uma vaga na Escola de Tempo Integral São Roque e com a ida dos alunos do 6ª ao 9° ano para a UCS, essa demanda acabará sendo atendida. “Na escola atenderemos somente alunos do 1º ao 5º ano”, explica.

Em Bento Gonçalves, já são 3.019 inscritos para ingressar na rede municipal – 1.039 inscritos para creche, 976 para pré-escola (Jardins A e B) e 1.005 para Ensino Fundamental. “Destes, boa parte já foi matriculada nas escolas municipais e outros que estão no zoneamento de escolas estaduais e foram orientados a realizar inscrição na rede estadual”, comenta.

Em 2021, o município atenderá um total de 12.014 alunos. Destes 1.280 de creche e 339 de Ensino Fundamental, foram alunos de convênio (compra de vagas), os demais matriculados nas escolas da rede. “Para 2022 acreditamos chegar próximo aos 13.000 alunos”, destaca.