3º BPAT comemora 15 anos com redução de indicadores e novo subcomandante
O 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) completa 15 anos nesta quarta-feira, 16/06. Até sua criação, em 2006, Bento Gonçalves era sede do 36º BPM, hoje localizado em Farroupilha. Para celebrar, a corporação promoveu um café da manhã com a imprensa, quando apresentou dados do trabalho em Bento Gonçalves e região. No total, o batalhão atende 25 municípios, somando uma população de 341.348 habitantes.
Entre os motivos para comemorar está a redução de principais indicadores de criminalidade em Bento Gonçalves. No acumulado deste ano, de janeiro a maio, houve redução de 64% nos roubos a veículos, 30% nos roubos a comércio, 18% nos roubos a pedestre e 57% em roubo a residência. Os homicídios, os furtos/arrombamento a comércios e os furtos de veículo, entretanto, tiveram um aumento de 6%, 80% e 28%, respectivamente. “Vínhamos de dois anos, 2018 e 2019, bastante violentos, com 52 homicídios. No ano passado foi reduzido pela metade, com 25 homicídios. Claro que temos dificuldade em manter o índice do ano passado. Mesmo com a atuação do BPChoque [de Caxias do Sul], que está trabalhando em Bento no período da noite, os homicídios não são um crime tão simples de se conter”, disse o comandante tenente-coronel Luis Fernando Becker.
Em relação aos furtos em comércio, o comandante revela ser uma problemática do município, “justamente porque é vinculado muito ao crime de drogas, porque geralmente aquele indivíduo que arromba um estabelecimento, é para conseguir um objeto para trocar por droga”, expõe. Entretanto, o tenente-coronel analisa como positiva a redução dos crimes de assalto, que são os que afetam de forma mais direta a comunidade. “Esse é resultado do trabalho dos nossos policiais que, incansavelmente e diariamente, desempenham essa função tão complexa e, ao mesmo tempo, que entram em um embate para tentar trazer maior segurança à comunidade, chegando ao ponto de entrar em um confronto armado com os criminosos”, comenta. “Nesses 15 anos, também temos muito a agradecer a participação da comunidade e a parceria da imprensa”, ressaltou.
Apenas neste ano, o 3º BPAT já apreendeu 36 armas, já abordou 23.463 pessoas, fiscalizou 12.629 veículos e prendeu 1.001 pessoas. Também foram apreendidos mais de 39kg de maconha, 19kg de crack e 1kg de cocaína.
Ainda durante o café da manhã, foram apresentadas as últimas melhorias feitas na sede do 3º BPAT, no bairro Cohab, as parcerias firmadas entre o Estado e os municípios para aquisição de veículos, e a atuação do Centro Integrado de Operações, que conta com 92 câmeras de videomonitoramento e 58 câmeras para leitura de placas de veículos. O 3ºBPAT também atua fortemente com a Patrulha Maria da Penha, acompanhando as vítimas de violência doméstica, e com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – o PROERD.
Novo subcomandante
Durante a cerimônia, o batalhão apresentou, oficialmente, o novo subcomandante, major Mauri José Bergamo. O major atuava no 3ºRPMom (Regimento de Polícia Montada) de Passo Fundo e sua transferência foi motivada pela promoção que recebeu na carreira de 27 anos, na Brigada Militar.
Natural de Erechim/RS, o major possui formação acadêmica Bacharel em Direito pela URI Erechim. “Para mim é uma honra servir em Bento Gonçalves. É um novo começo. Vamos trabalhar da mesma forma, corretamente, proativamente. Temos que procurar não deixar o crime acontecer, sempre se antecipar a ele. E vamos procurar trabalhar junto com a comunidade, na busca de uma prestação melhor de serviço”, declarou.
Fotos: Eduarda Bucco