30ª Feira do Livro consagra jovem leitor

A 30ª Feira do Livro de Bento Gonçalves entra na reta final neste final de semana superando as expectativas dos livreiros. Em meio à crise econômica e oscilações meteorológicas, fatores determinantes para a presença do público, as vendas são consideradas positivas e alcançaram 15 mil exemplares até a última quarta-feira, dia 30. 

A coordenadora da feira, Eleonora Zorzi, espera que as 21 mil obras comercializadas em 2014 sejam superadas até o fim desta edição, que encerra no domingo, dia 4. De acordo com o balanço divulgado pela organização nesta semana, os títulos mais procurados são “Grey”, de E.L. James, “Muito mais que cinco minutos”, de Kéfera Buchmann, e “Eu fico loko”, volumes 1 e 2, de Christian Figueiredo, além de obras infantis. 

Para a bibliotecária Eunice Pigozzo, a busca por literatura juvenil nacional deve ser comemorada. “Foi uma tendência iniciada nos Estados Unidos, com as séries de vampiros. Os escritores brasileiros perceberam e passaram a escrever para essa ‘tribo leitora’”, comenta. “Acaba desenvolvendo a literatura nacional, com uma linguagem que eles entendem”, acrescenta. 

Dois dos três escritores citados entre os mais vendidos são conhecidos pelos seus vídeos no YouTube, direcionados ao público adolescente, os quais estenderam seus trabalhos para a literatura. “Até um tempo atrás, havia a previsão de que a leitura no papel desapareceria, mas não é nada disso. Esse é um público que fica conectado com diversas plataformas simultaneamente e o livro é mais uma delas”, afirma Eunice. Mãe de uma menina de 15 anos, ela acompanha a troca de informações sobre o assunto entre amigos e a visão do livro como objeto de desejo. 

Como livreiro, Roberto Vargas, o “Beto dos Livros”, também vê a formação de um novo consumidor. “A gurizada vem aqui e enche as mãos. Eles estão conquistando seu espaço, sabem o que procuram e já estão mais informados que a gente”, conclui.

CDI Bibliotecas

A leitura aliada à tecnologia terá mais um incentivo em Bento. A cidade foi uma das 50 no Brasil a ser contemplada pelo projeto CDI Bibliotecas, realizado pelo Comitê para a Democratização da Informática, organização social presente em 14 países, com o patrocínio da Bill & Melinda Gates Foundation. 

A proposta é capacitar jovens como agentes de transformação. Para isso, a Biblioteca Municipal Castro Alves receberá 10 computadores e a bibliotecária Eunice Pigozzo recebeu treinamento para ministrar ações que envolvam a tecnologia a favor da leitura. O lançamento do projeto está marcado para a próxima segunda-feira, dia 5, às 15h, na biblioteca. 

Destaques do final de semana*

02/10 (sexta-feira)

17h – Sessão de autógrafos com o escritor Geraldo Farina, autor do livro “O Vigor da Canção Popular Italiana no RS”
18h – Apresentação da Orquestra de Violões e Coro Abraçaí Canta

03/10 (sábado)

15h – Espetáculo “Como num livro aberto”, com Eric Chartiot
16h – Apresentação da Fanfara Bersaglieri, de Faria Lemos
16h – Lançamento do livro “Pé de Uva, Mão de Menino”, integrante da Coleção Das Crianças Daqui, de Roberta Asse, de São Paulo
18h – Acústico na Feira – Banda Avalon Foxes
19h30 – Lançamento do livro “Rábula”, de Douglas Ceccagno – Editora WWLivros, na Fundação Casa das Artes

04/10 (domingo)

14h – Espetáculo “Marilu”, adaptação do livro de Eva Furnari, com o Grupo Trompim Teatro, de Caxias do Sul
17h – Encerramento oficial da 30ª Feira do Livro de Bento Gonçalves

* A programação completa está disponível no site www.bentogoncalves.rs.gov.br.

Reportagem: Priscila Pilletti 

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS