30 safras de Vale dos Vinhedos

Ao celebrar seus 30 anos de vida, o Vale dos Vinhedos tem muito a comemorar. Conhecido no Brasil e no mundo pelas belezas naturais, pelas experiências em torno do enoturismo, pela gastronomia, hotéis e pousadas e ainda por resgatar as tradições dos imigrantes italianos, a região atrai mais de 400 mil visitantes por ano. 

Mas o que talvez poucos saibam é que o Vale dos Vinhedos é o grande responsável por destacar os vinhos brasileiros no próprio país e no mundo. A região foi a primeira indicação geográfica reconhecida do Brasil. Em 2002 obteve do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o registro de Indicação de Procedência (IP) e, em 2012, foi reconhecida a Denominação de Origem – a primeira DO de vinhos do Brasil, um momento histórico e único. Isso significa que a produção de uvas e a elaboração dos vinhos ocorrem exclusivamente na região delimitada do Vale dos Vinhedos, uma área de 72,45km² localizada nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul e que existem requisitos específicos de cultivo dos vinhedos, produtividade e qualidade das uvas para vinificação.


Divulgação Miolo

Os vinhos apresentam características analíticas e sensoriais específicas da região e somente são autorizados para comercialização os produtos que obtenham do Conselho Regulador da DO o atestado de conformidade em relação aos requisitos estabelecidos no Regulamento de Uso.

De acordo com Daniel Salvador, presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), o Vale dos Vinhedos é referência em vitivinicultura e enoturismo no Brasil e no mundo. “Por ter sido a primeira região a conquistar uma Indicação Geográfica e hoje é a única do país com Denominação de Origem de Vinhos, a região serviu de exemplo para outras associações, que passaram a investir cada vez mais em qualidade. O resultado é o aprimoramento, a evolução do vinho brasileiro independente de região. O mesmo acontece no Enoturismo, atividade muito importante para o setor, especialmente para as vinícolas familiares que dependem muito do contato direto com o consumidor”, destaca.
O líder do setor também destaca que vinhos ícones brasileiros são elaborados por vinícolas do Vale dos Vinhedos. “Isso é uma marca conhecida e reconhecida mundialmente pelo sério trabalho desenvolvido com a união de viticultores, vinicultores e empreendimentos do trade turístico. Parabéns a essa história que orgulha o Brasil vitivinícola”, conclui.

Para o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura, Deunir Argenta, o vinho brasileiro tem sua história e, embora tenha uma trajetória jovem, é muito madura. “Nenhum outro país do mundo evoluiu tão rápido neste setor como o Brasil. Aprendemos rápido com o mundo que é preciso compreender a natureza para poder aplicar todo conhecimento adquirido e sensibilidade para elaborar bons vinhos. O Vale dos Vinhedos é um exemplo de sucesso que coloca o Brasil como um dos grandes produtores do Novo Mundo. É modelo de associativismo, de valorização e preservação da cultura, da manutenção de um patrimônio alicerçado nos saberes e fazeres de um povo empreendedor. Vida longa ao Vale dos Vinhedos e ao vinho brasileiro”, celebra. 


Foto: Gilmar Gomes

Celebração
O presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Jones Valduga destaca o empenho da comunidade do Vale dos Vinhedos que se uniu há 30 anos para criação do distrito. “Para a Aprovale essa iniciativa foi muito importante, pois a partir disso tivemos o reconhecimento como a primeira Denominação de Origem de vinhos no Brasil e tantas outras conquistas. Parabéns empresários, comunidade e trabalhadores do campo, que fazem cada vez mais por esse distrito que hoje é reconhecido nacional e internacionalmente”, destacou.
O prefeito Guilherme Pasin destaca que Bento foi forjada por um povo aguerrido e que o distrito do Vale dos Vinhedos é um exemplo deste desenvolvimento. “Nesta semana comemorou sua trigésima safra. Com suas paisagens bordadas dos mais belos parreirais, ao longo dos anos ganhou destaque e hoje se caracteriza como um dos principais destinos enoturisticos do país. Ao parabenizar os 30 anos, deixo meu agradecimento e reconhecimento a toda comunidade, que carrega a cultura dos imigrantes, a fé e a força.  Um brinde ao Vale dos Vinhedos”, pontua.

 


 

A história

O distrito do Vale dos Vinhedos foi criado pela Lei Municipal n° 1805 em 17 de agosto de 1990 e teve seu nome sugerido pela comunidade em função da sua vocação e paisagem: um vale repleto de vinhedos. A evolução da vitivinicultura da região passou a ser a mais importante meta dos seus produtores. Para alcançar este objetivo e atender às exigências legais da Indicação Geográfica, em 1995, seis vinícolas se uniram para criar a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale): Casa Valduga, Miolo Wine Group, Vinhos Don Laurindo, Vinícola Dom Cândido, Vinícola Cordelier (encerrou atividades) e Casa Graciema (encerrou atividades).
As motivações iniciais para o projeto foram a evolução qualitativa dos vinhos, agregar valor aos produtos elaborados, tornar conhecida a região, estimulando o turismo e o crescimento cultural da comunidade, gerar novas fontes de emprego e a fixação do agricultor à sua terra e a valorização do patrimônio dos agricultores e das empresas. No ano de criação da entidade, contabilizando as vinícolas fundadoras, havia pouco mais de uma dezena de vinícolas no Vale dos Vinhedos. Praticamente todas de pequeno porte e nenhum empreendimento estruturado para apoio à recepção de turistas. No ano de 2001 a entidade começou a contabilizar o número de visitantes da rota, que era de aproximadamente 45 mil.  De 1995 até os dias atuais, inúmeras foram às conquistas obtidas pelo Vale dos Vinhedos. A região foi contemplada com melhor infraestrutura de acesso, sinalização turística padronizada, interpretação patrimonial. Atraiu também investidores da área de turismo, os vinhos ganharam renome, conquistaram o mercado interno e cresceram em exportação. São inúmeros os prêmios recebidos em concursos internacionais atestando a excelência e fortalecendo a identidade dos vinhos e deste roteiro enoturístico único no mundo.


foto: Rodi Severo Goulart

 

 

Os encantos do roteiro mais charmoso do Brasil





 

 

APOIADORES DESTE ESPECIAL




 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também