39 dias para retirar uma placa

O Fala Cidadão é um serviço que foi criado no fim da década de 90 para atender as solicitações da comunidade. Quem já tentou fazer qualquer tipo de reclamação para um telefone gratuito, iniciado pelo número 0800, sabe o que é enfrentar minutos e até horas de espera por atendimento. Será que o mesmo problema acontece com o serviço ofertado em Bento Gonçalves? Diante de reclamações constantes de leitores, o SERRANOSSA decidiu testar a agilidade e a eficiência do atendimento, simulando a reclamação de um cidadão comum. O objetivo era solicitar a retirada de uma placa que restringia o estacionamento a vans de transporte escolar e a troca de cor do meio-fio, de amarelo para branco, defronte à antiga escola infantil localizada no bairro São Francisco, próximo à sede do jornal, e que foi demolida.

A escola havia sido desativada ainda em dezembro de 2011, mas a reserva de vaga para o transporte escolar ainda existia, o que confundia os motoristas que não sabiam se podiam ou não estacionar no local. Como o objetivo, além da resolução do problema, era verificar de que forma os cidadãos estão sendo atendidos, em nenhum momento foi dito ao atendente que se tratava de uma reportagem. A reclamação foi feita no dia 27 de janeiro e o pedido atendido apenas no dia 5 de março, 39 dias depois.

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Pedro Soliman, explica que as mudanças na sinalização passam previamente por estudo antes de serem realizadas e obedecem a um cronograma de trabalho.

O serviço

Através do Fala Cidadão a comunidade pode sugerir, elogiar ou criticar as ações da Prefeitura, bem como solicitar serviços diversos como troca de lâmpadas, limpeza de ruas, fiscalização  de terrenos, recolhimento de entulhos e colocação de calçamento, entre outros. A ligação é gratuita. O atendimento é feito pelo telefone 0800 979 6866, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h15 às 17h30.

550 ligações por mês

O Fala Cidadão registrou uma média de 550 atendimentos nos dois primeiros meses deste ano. Nesta época a maior demanda é para capina de ruas, em função de que a vegetação cresce rapidamente por causa do clima. Também são frequentes ligações sobre irregularidades na coleta de lixo e solicitação para troca de lâmpadas queimadas.

A assessoria da prefeitura explica que solicitações de troca de lâmpadas costumam ser atendidas em até 48h, exceto no interior, onde um caminhão visita os distritos semanalmente. O objetivo é economizar com o deslocamento. Casos nos quais o problema na iluminação não se restringe apenas à troca de lâmpada queimada costumam demorar um pouco mais, mas não há um prazo médio estipulado.

O serviço da capina das ruas segue um roteiro pré-determinado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smmam), realizando o serviço primeiramente em um bairro e só após a conclusão indo para outro.O serviço da capina das ruas segue um roteiro pré-determinado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smmam), realizando o serviço primeiramente em um bairro e só após a conclusão indo para outro.

O caminho da ligação

Ao ligar para o Fala Cidadão é gerado um número de protocolo, que pode ser utilizado pela comunidade para acompanhar o andamento da sua solicitação. O pedido é encaminhado para a secretaria responsável, que fica encarregada da execução da solicitação. Segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura, é repassado ao cidadão o tempo médio de espera para que a solicitação seja atendida. Entretanto, embora a pessoa que atendeu a ligação do SERRANOSSA tenha sido bastante atenciosa e gentil, o prazo não foi informado. Ainda conforme a prefeitura, na maioria dos casos o atendimento é imediato.

Reportam: Carina Furlanetto

 

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