4.051 pessoas já foram testadas para a COVID-19 em Bento

Bento Gonçalves já testou 4.051 pessoas para o novo Coronavírus, entre PCR e testes rápidos. De acordo com a prefeitura, o número de testagens corresponde a uma taxa de 3.375 testes para cada 100 mil habitantes, o que está acima da média nacional. Desses, 2 mil foram realizados pela secretaria de Saúde e, o restante, pelo Hospital Tacchini.


 

Para o prefeito de Bento e secretário de Saúde, Guilherme Pasin, Bento é uma das cidades que mais testa no país. "Nós adotamos uma política diferente dos demais municípios, pois acreditamos que quanto mais testarmos mais reais serão os dados, melhor saberemos o comportamento do vírus. Só assim, podemos adotar estratégias de planejamento. Paralelo a isso, estruturamos nossos leitos de isolamento, de UTI, adquirimos respiradores que é o que realmente importa. Nossa população não ficará sem atendimento", destaca.

Atualmente, o protocolo de testagem abrange pacientes com sintomas graves, profissionais de saúde e da segurança pública, idosos em instituições e demais pessoas com sintomas monitoradas pela secretaria da Saúde, após 14 dias do aparecimento do primeiro sintoma.

Do total de casos confirmados até sexta-feira, 05/06, 49,3% (349) tiveram a infecção diagnosticada através do exame laboratorial PCR (polymerase chain reaction) e, o restante, por meio da realização de testes rápidos. 

Além disso, atualmente a Central de Atendimento ao Coronavírus acompanha 559 pacientes com síndrome gripal. "É preciso reforçar a importância das pessoas cumprirem o isolamento de 14 dias ao apresentarem os sintomas. Esse período é importante para que a doença não seja transmitida. Também é preciso reforçar que não basta ir na UPA para ser testado, é preciso um número certo de dias para que o exame não apresente resultado errado. Nossa equipe está entrando em contato com os monitorados para chamar para o teste", disse  coordenador Médico, Marco Antônio Ebert.

Central de Atendimento ao Coronavírus

Os telefones da Central são (54) 3055-7017/ 3055-7029 e WhatsApp pelo (54) 99267-1675. O horário de atendimento é das 8h às 21h30, por meio dos telefones e WhatsApp, e das 21h30 às 23h30, plantão somente por WhatsApp.  Sábado, domingo e feriados plantão do whatsapp das 8h às 20h.

Foto: Emanuele Nicola