6º BCom completa 37 anos de existência

Para comemorar os 37 anos de construção do 6º Batalhão de Comunicações (6º BCom), será realizada, no dia 9, uma solenidade militar, seguida de um almoço, para autoridades, militares e seus familiares. No dia 11, acontecerá rústica com seis quilômetros de distância. A prova está marcada para iniciar às 9h, sendo a largada e a chegada, no próprio quartel.

O 6º BCom foi criado através de Decreto Presidencial, em 11 de novembro de 1975. As instalações inicialmente abrigaram o 1º Batalhão Ferroviário, oriundo de Santiago. Tendo permanecido na cidade de 25 de fevereiro de 1943 a 28 de fevereiro de 1971. Em 16 de março de 1971, o 3º Batalhão de Comunicações do Exército, vindo de Rio Negro, Paraná, ocupou provisoriamente o quartel até 22 de fevereiro de 1976. Nesse mesmo ano, passou a ser batizado como 6º Batalhão de Comunicação Divisionário, tendo permanecido com essa denominação até o ano de 2003, quando passou a ser chamado de 6º Batalhão de Comunicações (6º BCom).

A missão principal do Batalhão é instalar, explorar e manter o sistema de comunicações de campanha da 6ª Divisão de Exército, com sede em Porto Alegre. Hoje o quartel conta com efetivo de aproximado 450 pessoas. Cerca de trinta oficiais, 120 subtenentes e sargentos e trezentos cabos e soldados. Os soldados que incorporam anualmente são recrutados integralmente no município de Bento Gonçalves.

Além de Bento Gonçalves, a área de responsabilidade do Batalhão abrange mais vinte municípios da região, sendo eles: André da Rocha, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Garibaldi, Guabiju, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Protásio Alves, Santa Tereza, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.