6º BCom incorpora 100 jovens para o serviço militar inicial em 2023

A formatura de incorporação aconteceu no dia 03/03, no 6º Batalhão de Comunicações

Foto: 6º BCom/Divulgação

No dia 1° de março, 100 novos jovens, oriundos de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, deram entrada no Exército Brasileiro para a prestação do serviço militar inicial. A formatura de incorporação aconteceu no dia 03/03, no 6º Batalhão de Comunicações.

De acordo com o 6º BCom, essa é a última etapa do processo de recrutamento militar, a incorporação é a inclusão do jovem em uma organização militar das Forças Amadas após rigoroso processo de seleção.

Ao ser incorporado, o jovem inicia o serviço militar e passa a adquirir, ao longo de sua rotina como soldado, noções de hierarquia, disciplina, civismo e diversos valores relacionados à vida militar.

Os incorporados em 2023 são jovens brasileiros que se alistaram para as Forças Armadas em 2022. Dos 895 jovens alistados no ano de 2022, o 6º B Com selecionou 100 para incorporação.

Da convocação à incorporação

A incorporação encerra o recrutamento militar, que é formado por diversas etapas. A primeira delas é a convocação. Em seguida, ocorre o alistamento online ou presencial no primeiro semestre do ano em que o jovem atinge a idade de 18 anos. A partir de agosto do mesmo ano, acontece a seleção geral, etapa em que os jovens realizam exames médicos, testes de aptidão e entrevistas.

Em seguida, entra-se na fase de designação, na qual o selecionado é indicado a se apresentar em uma das organizações militares das três Forças Armadas.

Na sequência, já na organização militar para a qual foi designado, o jovem passa por mais uma etapa eliminatória de exames e entrevistas – é a seleção complementar. Os escolhidos nessa fase serão incorporados em alguma das três Forças para o serviço militar inicial, que tem a duração de 12 meses.

Você pode gostar também