6º Garibaldi Jovem reúne cooperados da Cooperativa Vinícola Garibaldi
O 6º Garibaldi Jovem da Cooperativa Vinícola Garibaldi é voltado para cooperados que têm jovens no grupo familiar

A Cooperativa Vinícola Garibaldi realizou a sexta edição do Garibaldi Jovem, reunindo 120 cooperados para momentos de aprendizado, degustação e convivência. O evento fortaleceu os laços entre os participantes e promoveu a troca de experiências, estimulando a integração e o conhecimento sobre a produção vitivinícola. A programação aconteceu na tarde de 31 de outubro, na sede da Associação dos Motoristas de Garibaldi (AMG).
Recebendo os participantes, o presidente Oscar Ló apresentou números e ações da cooperativa, destacando a importância do engajamento dos jovens no cooperativismo.
“O Garibaldi Jovem reforça o compromisso da Cooperativa Vinícola Garibaldi em incentivar a participação ativa dos cooperados, promovendo integração e fortalecendo o vínculo entre gerações dentro do cooperativismo, planejando o futuro para as próximas gerações”, disse Oscar Ló.
Conhecimento e aprendizado
Na sequência, o diretor executivo Alexandre Angonezi explicou os pilares da governança da cooperativa e ressaltou o propósito da Garibaldi: “Promover a vida em harmonia“.
A gerente de controladoria, Elizabeth Chiminazzo Rossi, conduziu uma atividade de integração prática, permitindo que os cooperados aplicassem os conceitos discutidos durante o encontro. Já o gerente técnico, Evandro Bosa, conduziu um momento de escuta e orientação sobre assistência técnica.
Em seguida, foi a vez da degustação orientada conduzida pelo enólogo Ricardo Morari, que destacou a importância de aproximar os cooperados da diversidade de produtos da cooperativa.
“Esse momento é muito importante porque eles têm a oportunidade de conhecer os produtos originados pelas uvas que produzem. Fazendo uma degustação técnica, é possível sentir com mais profundidade todas as características que buscamos ao elaborar um vinho. Também é uma forma de incentivar o cultivo de novas variedades, mostrando como a qualidade da uva impacta diretamente na qualidade dos nossos produtos”, comentou Ricardo Morari.
O Garibaldi Jovem também proporciona troca de conhecimento e aprendizado entre os participantes. “A Cooperativa sempre realiza eventos assim, e é muito importante para o cooperado participar, estar por dentro do que está acontecendo. Não é só entregar a uva: é entender o que está sendo feito, conhecer os novos produtos e ter a chance de conversar, aprender e se manter informado dentro do ambiente“, comentou Felipe Verona, produtor de Farroupilha.
Para a cooperada Andréia Pasini, a iniciativa representa um olhar para o futuro da cooperativa. “Vejo como um direcionamento do futuro da Cooperativa, porque nós, jovens, somos o futuro da Garibaldi. Aqui temos muita troca de conhecimento e sempre levamos algo novo para casa. É um incentivo para abrir o leque de produção e investir em novas variedades, como o Irsai Oliver, que já comecei a cultivar na minha propriedade“, destacou.
Assim, o Garibaldi Jovem reafirma a missão da Cooperativa Vinícola Garibaldi de valorizar os jovens cooperados, fortalecer os vínculos familiares no cooperativismo e incentivar o crescimento sustentável da vitivinicultura na região.