8º Mega Evento Empresarial reúne 400 profissionais

Estreando em Bento Gonçalves, o 8º Mega Evento Empresarial reuniu no último domingo, dia 6, em 11 horas de treinamento com oito palestrantes nacionais, mais de 400 profissionais interessados em se qualificar. Elaine Ourives, diretora da Ourives TeD, promotora do evento, abriu o 8º Mega Evento Empresarial destacando a importância do envolvimento dos participantes no treinamento e na ação beneficente, através da doação de 5 kg de alimentos não perecíveis e um brinquedo novo no ato da inscrição, que estará auxiliando cinco entidades da cidade. O roteiro de palestras contou com Rudson Borges, Rosana Braga, Eduardo Shinyashiki, Alberto Quintino, Renato Alves, Aldo Novak, Dario Amorim e Rodrigo Cardoso.

Rudson Borges abriu a programação falando sobre Comportamento e Vendas. Ele disse que existe uma diferença muito grande entre motivação e entusiasmo e logo questionou a plateia: “Você é insubstituível”? O palestrante, que é considerado a grande revelação jovem nacional da atualidade, assegurou que é preciso ser extraordinário e para isso as dicas são: saber vender, saber liderar e ser criativo. “As pessoas lideram pelo exemplo. Nosso maior poder está nas ações e não nas palavras”, destacou. Para ilustrar ele citou a máxima: o que você faz fala tão alto que eu não consigo ouvir aquilo que você me diz.

A segunda palestra do dia ficou a cargo da conferencista, escritora e jornalista Rosana Braga, que iniciou sua apresentação fazendo um convite VIP., para resgatar tudo o que as pessoas têm de melhor. Segundo ela, a gentileza deve ser prática diária. “A mudança começa sempre em você. Gentileza é de graça e dá lucro. Ser gentil não é dizer sim para tudo. É colocar limite sem perder a flexibilidade. Hoje a gentileza é urgente”, ressaltou. Rosana apresentou dados preocupantes sobre a interferência de problemas como estresse e depressão na vida pessoal e profissional. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 a segunda causa de improdutividade será a depressão. Em 2006, 612 pessoas foram afastadas por estresse e depressão. Já em 2009 este número saltou para 14 mil pessoas.

Ainda na parte da manhã Eduardo Shinyashiki apresentou a palestra ‘Vencendo desafios e construindo o futuro’. Onde que a minha empresa entra no meu projeto de vida? Foi com este questionamento que ele levou as pessoas a pensar sobre o que estão fazendo com suas vidas. “A empresa não é a vida das pessoas. As pessoas só se dão conta que não viveram quando já é tarde. A vida é curta. Brinque mais”, afirmou. Para ele, as pessoas e organizações devem trabalhar sempre para serem únicas, nunca para ser o número um. O consultor organizacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes, também ressaltou que se aperfeiçoar durante a vida é um compromisso pessoal. “Você é muito mais do que qualquer definição que faz de si mesmo. Jamais permita que a tua vida seja determinada por um limite. Crie novas atitudes para criar novas realidades”, salientou. Para ilustrar, Shinyashiki mostrou que japonês pode aprender a sambar e sambou diante da plateia e, acreditem, também fez chover no Centro de Eventos Carmenére do Dall’Onder Grande Hotel.

Alberto Quintino abriu a programação da tarde dizendo que não existe coisa pronta. “Precisamos selecionar o que ouvimos para saber o que é melhor fazer. Para isso, também é necessário usar a própria verdade e acreditar”.  Quintino faz parte da Edição Comemorativa do livro O Segredo (The Secret), por ter atingido um milhão e meio de cópias vendidas no Brasil, em 2007. Faz parte do elenco do filme O Código da Atração, único documentário brasileiro sobre Desenvolvimento Pessoal.

Na sequência, Renato Alves assegurou que ‘decoreba’ funciona, porém não é uma boa estratégia. Recordista brasileiro premiado com o Troféu de Melhor Memória do Brasil em 2006, iniciou sua palestra com uma dinâmica de memorização provocando o público a decorar o nome de sete pessoas. Um bom exercício indicado pelo mnemonista é refazer a rotina do dia anterior. Segundo ele, através dos sentidos captamos por dia 364.000 imagens, 400.000 sons e mais de um milhão de sabores e sensações. O palestrante explicou que a velocidade da memória é a única diferença que possui em relação aos demais. “O que falta na maioria das pessoas é organizar a memória”, garantiu.  Alves aplicou diversos exercícios de memorização, surpreendendo a todos pela sua rapidez.

A premiére do documentário ‘O Código da Atração – Pensar, sentir e agir’ abriu a apresentação de Aldo Novak, pela primeira vez em Bento. O apresentador e roteirista do filme, disse que a lei da atração é tudo o que passa pela cabeça e que envolve o Pedir (pensar), Acreditar (sentir) e Receber (agir). “Tudo aquilo que você é, você atrai”, enfatizou o palestrante, autor e coach. Complementando o filme de 49 minutos, o porta-voz no Brasil do best-seller e filme The Secret / O Segredo, de Ronda Bhyrne provocou os participantes para mudanças positivas em suas vidas, compreendendo aquilo que desejam, estabelecendo métodos para executar e atingir metas. “Agora o Código é seu. Agora a vida é sua”, reforçou.

Dario Amorim, especialista em neurolinguística, iniciou sua palestra dizendo que não adianta transferir a culpa do que não se fez. “Não existe limite para o aprendizado. É preciso ter atitude, praticar o que se aprende. Uma das grandes verdades da vida é que ninguém nunca será medido pelo que sabe, mas pelo que faz com o que sabe. Se você quer alguma coisa corre atrás. Você é o único responsável”. Isto significa que é preciso colocar movimento na vida através da tomada de decisões e da ação.

O evento encerrou com chave de ouro. Rodrigo Cardoso, considerado um dos maiores e mais eficazes consultores do Brasil, iniciou a palestra com uma técnica de massagem coletiva. Ao identificar quatro tipos de comportamento – energético, popular, perfeccionista e sereno -, ele disse que ninguém é 100% um deles, movidos pelo fazer, falar, analisar e ouvir, respectivamente. “O mais importante é saber para onde estamos indo. Sendo assim, a definição de metas é essencial. A única coisa que pode impedir de realizar sonhos e atingir metas é o medo, a insegurança”, disse. Ele encerrou a palestra com o desafio da quebra da madeira, representando com a participação de 20 pessoas a quebra dos medos.

Na voz dos participantes

O 8º Mega Evento Empresarial reuniu profissionais de cinco estados brasileiros (RS, PR, SC, SP e RJ) e Distrito Federal. As cidades gaúchas de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Guaporé, Flores da Cunha, Porto Alegre, Veranópolis, Bagé, Pelotas, Canoas, Novo Hamburgo, Rio Grande, Vera Cruz, Esteio, Vacaria, Gramado, Canela e Sapiranga marcaram presença. Para o diretor da Piva Comércio e Indústria, Roberto Piva, que participou do treinamento com toda família, a busca pelo conhecimento deve ser permanente. “Precisamos inovar sempre e para isso é necessário se reinventar. Trazer para Bento o Mega Evento é elogiável. A classe empresarial tem necessidades. Estamos sedentos de eventos deste gênero. Porém, é lamentável o pouco retorno da cidade, que demonstra não estar preparada para isso”, lamentou.

O gerente de Produção da Arvy, José Eduardo Chies, que participa permanentemente de treinamentos como este, avalia como ótima a iniciativa. “Temos a necessidade permanente de buscar coisas novas, principalmente em relação a auto-conhecimento, o que nos ajuda a pensar e agir”, considerou. Para ele, a escolha do domingo foi excelente, pois facilita a participação sem concorrer com a rotina de trabalho da semana. Chies também elogiou as instalações do local.

Show de solidariedade

Os 400 participantes do 8º Mega Evento Empresarial mostraram disposição e solidariedade. A atitude resultou na arrecadação de mais de 700 brinquedos e mais de 3 toneladas de alimentos que beneficiarão cinco entidades assistenciais: Parceiros Voluntários, Lar do Ancião, Lar da Caridade, APAE e Abraçaí.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa