A bola pesada vai rolar

Terá início nesta sexta, dia 29, um renovado Campeonato Gaúcho de Futsal. Serão mais jogos para as equipes de calendário somente estadual e menos àquelas que participam da Liga. O primeiro grupo disputará duas taças: uma com os grandes e outra sem eles.

A proposta de tornar o campeonato mais homogêneo e competitivo às equipes, com uma disputa à parte, sem ACBF, Assoeva e Atlântico, criou um regulamento complexo.

Na primeira parte, sem o trio da Liga, participarão nove equipes. Elas se enfrentarão em turno e returno, totalizando dezoito jogos. Os cinco primeiros vão à segunda fase, quando entram os representantes do estado na Liga. O melhor dentre os nove da primeira fase ganhará um troféu simbólico de campeão da primeira parte do campeonato e garantirá classificação à Liga Sul 2014, enquanto que os quatro últimos duelarão entre si, em jogos de ida e volta, em um quadrangular que apontará os dois rebaixados à Série Prata.

A segunda fase, então, terá oito equipes. Todos jogarão contra todos, em turno e returno. Os quatro primeiros avançarão às semifinais até a definição do campeão gaúcho de 2013.

Será um campeonato longo, com término somente no dia 08 de dezembro, o que garante um calendário anual às equipes que não disputam a Liga Nacional. Para a maioria destas agremiações a meta é o título da primeira fase, que, sem os grandes do estado, torna-se uma ambição possível. “Vejo essa nova fórmula de duas maneiras. Por um lado, acredito que a média de público será menor, porque os grandes atrativos eram os jogos contra os três times da Liga. Mas por outro lado, torna o campeonato mais nivelado, com as nove equipes tendo reais chances de buscar um título”, opina o técnico do BGF, Vaner Flores.

Com folga na primeira rodada, BGF encara o último teste

Com um período reduzido para pré-temporada, o BGF comemorou a folga na primeira rodada da Série Ouro, já que terá uma semana a mais para entrosar o plantel. Nesta quinta-feira, dia 28, às 20h30min, no Ginásio Municipal de Esportes, a equipe fará o último teste antes da estreia, no dia 06 de junho, contra a Alaf, em Bento.

O adversário será novamente o time Sub-20 da ACBF, que já foi superado pelo BGF em amistoso realizado no último dia 18, em Carlos Barbosa, por 1 a 0.

Um dos grandes desafios da equipe de Bento é driblar o grupo limitado de jogadores, que ficou deficitário após a saída dos três atletas oriundos da Paraíba. No momento, o técnico Vaner Flores tem apenas doze jogadores no plantel e, com um mercado já praticamente fechado, o clube corre o risco de não agregar mais nenhum atleta até a estreia na Série Ouro.

Mesmo assim, o time vem apresentando bons resultados até aqui, permanecendo invicto. Em três jogos, foram duas vitórias (ACBF Sub-20 e Milan) e um empate (Guaporé).

1ª rodada

Sexta-feira, dia 29

Santo Ângelo x Assaf – 19h (TVCOM)

Sábado, dia 30

Afusca x Sananduva – 20h

Alaf x São Luiz Gonzaga – 20h

Cachoeira x Sobradinho – 20h30

 

Reportagem: João Paulo Mileski

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.