A crise na internet

A crise sem precedentes que afeta a prefeitura de Bento Gonçalves prejudicou serviços essenciais à comunidade e tornou-se assunto obrigatório no município. Nas redes sociais, não foi diferente. Dezenas de memes (nome dado a conceitos que se espalham pela internet, sejam frases, desenhos ou hiperlinks, entre outros) foram divulgados e compartilhados em sites de relacionamento com o Facebook desde que a suspeita de desvios de dinheiro público veio à tona. São montagens que ironizam a situação política vivenciada no município de forma genérica e também acusando os personagens principais da polêmica, entre os quais o prefeito Roberto Lunelli, que ganhou versões em forma de caricatura.

Os principais perfis disseminadores de memes relacionados a Bento Gonçalves, Bento Deprê e Bento Humor, foram criados antes mesmo de vir a público a suspeita de desvio de recursos públicos na secretaria municipal de Finanças e aproveitaram o advento das piadas políticas do momento. As centenas de compartilhamentos e curtidas a cada postagem mostram que há interesse dos internautas sobre as questões públicas. 

Um novo olhar

As redes sociais proporcionaram um novo olhar político aos que antes pareciam mais afastados dessa esfera. Em setembro do ano passado, o SERRANOSSA entrevistou o cientista político e professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), João Ignacio Pires Lucas, sobre as manifestações políticas na internet. “Cada vez mais as pessoas estão mudando o seu jeito de fazer política, especialmente com a crescente utilização de meios de comunicação virtuais”, disse na época. Segundo ele, é uma forte tendência que cada vez mais as pessoas atuem politicamente nos meios virtuais.

Observação

O SERRANOSSA optou por reproduzir apenas os memes genéricos por entender que, enquanto as investigações não forem concluídas, não há como responsabilizar nenhum dos envolvidos pelos supostos desvios.

Reportagem: Carina Furlanetto

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.