A importância da água em nossas vidas
Não é de hoje que falamos da importância de beber água, inclusive nos dias mais frios, como no inverno. A água faz parte da formação do corpo humano e representa mais de 50% do peso médio de uma pessoa. Presente em nossos tecidos, ela é responsável por inúmeros processos químicos e metabólicos no organismo. Mas você consegue beber entre 1,5 e 2 litros por dia, como orientam os especialistas? E no inverno, o que tem feito para beber o mínimo necessário para uma vida mais saudável?
Presente no sangue, músculos, pulmões, cérebro entre outros tecidos e órgãos, a água é vital para nossa saúde. Ela atua em diversas funções, como regulação na temperatura corporal, no transporte de nutrientes e gases para os tecidos, no nosso metabolismo, no trato gastrointestinal, na proteção de nossos órgãos, na hidratação das articulações, além, é claro, da manutenção da nossa pele. Durante o inverno, é comum reduzirmos a ingestão de líquidos, uma vez que as perdas são menores em virtude, principalmente, de transpirarmos menos quando comparado com estações mais quentes. Mas isto não significa que devemos deixar de bebê-la.
A diminuição nos níveis de água acaba acarretando em disfunções que podem evoluir para graves doenças, que, inclusive, podem levar à morte. Algumas das consequências mais comuns da diminuição da água no organismo são o ressecamento da pele, a constipação e o cansaço. Na nossa cultura, é comum substituirmos a água por bebidas mais quentes neste período, entre as quais o chimarrão. A erva-mate, planta medicinal utilizada no nosso chimarrão, apresenta na sua composição inúmeras propriedades que beneficiam e protegem o nosso organismo, entre elas antioxidantes, anti-inflamatórios, antimicrobianas, vitaminas, sais minerais, mas também diuréticos, que aceleram a perda de água, indicando que a bebida não substitui a ingestão de água.
Outra bebida quente muito consumida neste período são os chás, que, assim como a erva-mate, também apresentam propriedades medicinais, porém tudo tem um limite, e nunca devemos exagerar na ingestão destas bebidas, pois ao mesmo tempo em que nos aquecem e nos brindam com seus benefícios, em excesso podem nos trazer consequências desagradáveis, como irritação e insônia em virtude da cafeína presente em alguns, ou gastrite em alguns casos pela toxicidade causada pelo excesso de propriedades destas plantas. Portanto, nada como beber a água na sua mais pura essência, pois assim além de hidratar nosso organismo, estaremos contribuindo para uma vida mais saudável.
Apoio: