A importância do segundo idioma para o profissional da área do turismo

Como mostra do reaquecimento do setor do turismo, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta a contratação de 478,1 mil trabalhadores formais entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Deste total, 81,7 mil atenderão a demanda da alta temporada, com vagas temporárias. Cada vez mais competitiva, a área exige profissionais altamente qualificados para atender o público, principalmente estrangeiro, o que revela a necessidade do conhecimento de um segundo idioma é fundamental para esse atendimento.

Segundo a docente do curso de Inglês do Senac Bento Gonçalves, Tatiane Gonçalves, ter o domínio de um segundo idioma é um investimento que qualquer pessoa deve fazer, sobretudo os trabalhadores desse setor, que devem desenvolver competências que os diferencie dos demais e que também os qualifique. “Atualmente, saber um segundo idioma é um requisito básico, já que, devido ao mundo globalizado em que vivemos, temos contato presencial e remoto com o público. Um profissional que tem esse conhecimento tem mais chances de evoluir em sua profissão e fazer mais negócios, uma vez que a comunicação é mais fácil e mais fluida”, destaca.

Os cursos de idiomas do Senac buscam desenvolver nos estudantes as quatro habilidades linguísticas no idioma: ler, escrever, ouvir e falar.

Na região da Serra Gaúcha, por exemplo, há os ramos hoteleiro, moveleiro e gastronômico, assim como a vitivinicultura e eventos internacionais, como o FIEMA e FIMMA, que recebem turistas do mundo inteiro. “Se o profissional consegue comunicar-se com o cliente com eficiência, as demandas poderão ser cumpridas sem transtornos e, assim, o profissional consegue uma boa posição no mercado, garante melhores oportunidades e concorre com mais tranquilidade a promoções”, ressalta a docente.

Devido ao grande número de falantes nativos e falantes como segunda língua, o inglês está entre os idiomas mais falados do mundo. Dessa forma, torna-se importante o domínio da língua inglesa no Rio Grande do Sul, assim como o espanhol, que possui grande número de falantes no estado. Para Tatiane, os cursos de idiomas têm papel fundamental no aprendizado de uma língua estrangeira, pois não é qualquer pessoa que se encaixa no perfil de autodidata. A maior parte das pessoas precisa de uma estrutura para que o aprendizado ocorra, com material didático, horário fixo, instrutor disponível e uma rotina a ser seguida. “Os docentes possuem qualificação e metodologia de ensino apropriadas para auxiliar os alunos no aprendizado de idiomas”, indica.

Para quem tiver interesse em adquirir esse conhecimento, o Senac Bento Gonçalves está com inscrições abertas para turmas de Inglês. Os cursos de idiomas do Senac buscam desenvolver nos estudantes as quatro habilidades linguísticas no idioma: ler, escrever, ouvir e falar. Em cada aula, os estudantes são motivados a falar com o objetivo de desenvolver sua confiança e performance em futuras situações de comunicação. Entre os diferenciais do curso de inglês do Senac estão os materiais didáticos de qualidade, por meio de parceria com as melhores editoras do mundo tais como a Macmillan Education e a Cambridge University Press.

A formação também prevê preparação completa para os exames internacionais e até mesmo para quem busca trabalhar ou estudar no exterior. E o melhor: os materiais não têm custo extra. Uma experiência completa para quem busca tecnologia, inovação, prática, apoio pedagógico, avaliação frequente e feedbacks constantes.

Mais informações pelo WhatsApp (54) 99647-1436 ou pelo telefone (54) 3452-4200. O Senac Bento Gonçalves está localizado na rua Saldanha Marinho, 820, no bairro Centro.