“A licitação do transporte público vai ser um marco,” afirma secretário
O secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana de Bento Gonçalves, Henrique Nuncio, afirma que uma nova licitação do transporte público no município que deve ocorrer no primeiro semestre de 2023
Com características técnicas, que envolvem projetos e estudos sobre trânsito, mas que também demanda diversos tipos de serviços práticos, a Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU) de Bento Gonçalves está sob o comando do Secretário Henrique Nuncio desde dezembro de 2021.
Em 2022, embora ainda estivesse atuando também como Secretário-Geral de Governo, Nuncio destaca que foi o primeiro ano em que conseguiu, de fato, assumir de vez a SEGIMU. “Foi o ano em que consegui centralizar todas as forças na Mobilidade”, afirma.
Um dos focos e destaque da pasta é quanto aos mutirões de serviços que são realizados nos bairros da cidade. De acordo com Nuncio, toda quinta-feira de manhã é realizada uma reunião no gabinete do prefeito Diogo Siqueira, com a presença de todos os secretários, com o objetivo de fazer um planejamento semanal. “A gente faz um resumo do que já está sendo executado durante a semana e define um bairro onde tem uma situação um pouco mais crítica ou alguma reclamação da comunidade para fazermos o trabalho”, explica.
Os trabalhos nos bairros são chamados por Nuncio de zeladoria e, de acordo com ele, envolvem principalmente a pintura de meio fio, iluminação pública, além de sinalização viária das vias.
Contudo, além da SEGIMU, outras pastas, como as Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Viação e Obras Públicas estão envolvidas no trabalho de dar amparo aos bairros. “Esse ano estamos incorporando a Secretaria de Saúde, abrindo Unidades Básicas de Saúde. A gente faz visitas nas escolas junto com a Secretaria de Educação. Estamos agregando mais secretarias para ofertar mais serviços nos bairros”, destaca.
Nuncio salienta que os mutirões geralmente são feitos nas terças e quintas-feiras à noite e aos sábados de manhã. “Estamos conseguindo manter uma rotina de estar nos bairros mais periféricos que é o mote da administração, porque, muitas vezes, ficava vinculado que só o Centro recebia cuidado especial com as vias”, avalia.
Avanço na iluminação pública
Outro destaque apontado pelo chefe da pasta é quanto aos projetos de iluminação em LED, iniciado ainda em 2021, mas que tem continuidade neste ano. “Em 2021 fizemos algumas rotas de maior densidade, que são as avenidas, os acessos da cidade. Em 2022 começamos a pegar bairros inteiros para trocar a iluminação, além das praças, fazendo essa modernização que traz maior luminosidade e mais economia”, afirma.
Nuncio conta que os cemitérios também receberam modernização na iluminação, no final do ano passado. “Em 2022 nós sofremos muito com os furtos nos cemitérios, nas praças, de tudo que era de cobre. Então, estamos aumentando a iluminação, o videomonitoramento, a vigilância 24 horas nos cemitérios. Isso também foi um avanço, porque é um patrimônio público privado”, pontua.
Até o momento, seis praças da cidade já receberam nova iluminação. “Isso muda toda característica do local porque traz a família de noite para o parque, fazendo com que as pessoas de má índole se afastem desses espaços públicos e sejam ocupados pelas famílias”, garante.
Preocupação com o transporte público
Nuncio revela que há uma grande preocupação com o transporte público. Em Bento Gonçalves, o contrato com as duas empresas responsáveis por operar o serviço venceu em dezembro de 2022. Contudo, com o impacto da pandemia de COVID-19, o contrato foi aditado por mais seis meses.
Com isso, será necessário realizar uma nova licitação do transporte público no município, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2023. Nuncio salienta que o assunto demanda dedicação. “Temos que nos debruçar muito para entender qual o transporte público que Bento Gonçalves quer. Temos que oferecer um serviço de qualidade, que seja melhor que o individual, pensando no meio ambiente, na mobilidade e no financeiro dos usuários”, destaca.
De acordo com Nuncio, a licitação vai ser um marco no município. “Estamos debruçados nessa questão de qual modal a gente quer para os próximos anos. A licitação do transporte público vai ser um marco, um divisor de águas para os próximos anos”, garante.
Além disso, o secretário acrescenta que em 2022 houve um trabalho firme para não permitir que o valor cobrado pela tarifa do ônibus aumentasse demais. Hoje, a tarifa cobrada por usuários custa R$ 5,00. “A gente já vem de 2022 com essa questão de tentar não deixar a passagem subir muito, mesmo com os elevados custos que eles (as empresas) têm com manutenção de veículos, com o combustível que disparou no último ano”, explica.
Questionado se duas empresas de transporte público devem continuar operando no município, o chefe da pasta responde que a princípio sim. “Tudo depende do processo licitatório. Estamos vendo como vai ser dividido: em bacia, em rotas ou se vai ser um modelo diferenciado, mas a princípio vai ter mais de uma empresa operando em Bento Gonçalves, porque vai ser feito pelo menos uma divisão entre urbano, ou zona norte e zona sul da cidade. Ainda estamos fazendo os estudos”, afirma.
Nova tarifa para o transporte em 2023
Tradicionalmente, todos os anos, no mês de janeiro, as empresas enviam um pedido de reajuste do valor da tarifa, apresentando os custos de operação. “Esse ano a gente já recebeu esse processo das empresas. Estamos aferindo as informações e queremos, até o final do mês, ter o levantamento dos custos para saber qual o valor da tarifa para 2023”, diz.
Segundo o secretário, para assegurar a tarifa com um baixo custo, provavelmente haverá um estudo para subsidiar, novamente, o transporte público municipal. “Claro, isso vai depender também de uma autorização da Câmara, porque a lei de 2022 encerrou em 31 de dezembro. O recurso que tínhamos, não foi esgotado, foi usado menos da metade do valor aprovado pelo Legislativo”.
Nuncio se refere aos R$ 2.282.175,00 aprovados pela Câmara de Vereadores para subsidiar o valor da tarifa nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022. Com isso, foi possível reduzir o valor da passagem dos atuais R$ 5,00 para R$ 4,75 para os usuários do Cartão Vino. Entretanto, o subsídio já teve o prazo encerrado.
Sobre o relacionamento entre o Poder Público e as empresas operadoras do transporte coletivo, Nuncio afirma que há dialogo. “A gente vem se aproximando cada vez mais, porque elas são operadoras de um serviço público, então temos que ter essa proximidade”, avalia.
Nuncio ainda acrescenta que o Município tem o dever de averiguar o trabalho das empresas, mas que é uma via de mão dupla. “Temos que fiscalizar de perto as questões de horários, rotas, quilômetros rodados pelas empresas e elas tem que estar conosco na questão de aumento de horários. Sabemos que na época da pandemia houve supressão de rotas, justamente para poder equilibrar o contrato”, explica.
Além disso, ele afirma que todas as reclamações que chegam à prefeitura são intermediadas junto às empresas. “Para tentar viabilizar o aumento de horários ou novos ônibus, para atender determinados bairros, mas tem que ter equilíbrio econômico financeiro, porque muitas vezes, para o atendimento de uma individualidade, teríamos que fazer o deslocamento de um novo ônibus, de uma nova rota, então a gente também faz todo esse levantamento, para verificar se é viável ou não”, pontua.
Pavimentação urbana e rural
De acordo com o secretário, houve a aprovação de R$ 25 milhões para o asfaltamento de estradas rurais. “Isso é um mote principal de governo, do prefeito Diogo. Foi uma descentralização dos recursos para a parte rural”, afirma.
Algumas delas, inclusive, já receberam pavimentação. “Já conseguimos fazer uma rodada de abertura de editais, então a gente já fez em Tuiuty, que foi a primeira, em Imaculada Conceição em Faria Lemos, na Linha 47 em São Pedro e Santa Lúcia em São Valentim. Agora estamos indo para o Buratti”, relata.
Além disso, Nuncio lembra que na metade do ano passado foram aprovados pela Câmara de Vereadores, um total de R$30 milhões para a pavimentação das vias urbanas. “Ainda estamos na fase de contratação desses valores, definindo algumas vias prioritárias, porque elas ainda não estão definidas, vão sendo desenvolvidas conforme o desembolso do financiamento”, explica.
Descentralização do trânsito
Outro ponto que deve ganhar atenção da pasta neste ano é a mobilidade de Bento Gonçalves. Segundo Nuncio, o objetivo é arrumar alternativas para desafogar algumas vias, principalmente as da região central, que têm maior fluxo de veículos. “Hoje (o congestionamento) começa na avenida São Roque, atravessa a avenida Osvaldo Aranha, a Dez de Novembro, e a Fortaleza que corta de norte a sul. E as ruas centrais”, aponta.
De acordo com Nuncio, há um plano de investimento em vias para descentralizar o trânsito. “São algumas alternativas que queremos criar, através de asfaltamento, criando rotas que não tornem as regiões centrais ou essas outras vias que deveriam ser expressas, sub lotadas com veículos”, explica.
Ainda segundo o secretário, com as alternativas que devem ser criadas, em horários de pico, as vias devem se tornar menos lentas. “Com essas alternativas de cruzar a cidade de leste a oeste ou de norte a sul, acredito que a gente consiga fazer um trânsito mais leve em Bento Gonçalves”, avalia.
Audiências públicas para debater sobre estacionamento
A falta de estacionamentos em alguns pontos da cidade costuma gerar muitas críticas. Por isso, neste ano, o assunto deve ganhar mais atenção. “Acredito que em 2023 vamos abrir esse debate, porque hoje, o pessoal que trabalha no Centro deixa o carro nas redondezas o dia inteiro e, muitas vezes, tiram o espaço do cliente, da loja do bairro, do mercado que está ali”, avalia.
Nuncio salienta que esse assunto deve ser debatido em conjunto com a comunidade e com os empreendedores. “São discussões que estão sendo provocadas pelos empreendedores. Acredito que vamos ter que criar audiências públicas para debater com a comunidade”, afirma.
Contudo, o chefe da pasta avalia que na região central, onde funciona a Zona Azul, houve um desenvolvimento de estacionamentos privados. “A região central acabou recebendo muito investimento de estacionamentos privados. A gente vem percebendo que regiões lindeiras ao Centro acabam requerendo também que a Zona Azul seja ampliada: Cidade Alta, Humaitá”, comenta.
Crescimento da cidade
De acordo com Nuncio, a região oeste da cidade deve se tornar uma região mais habitável. “Até pela construção do túnel, vai ter densidade maior pela facilidade proporcionada por essa obra que foi muito aguardada, facilitando o cruzamento da BR-470”, avalia.
Hoje, segundo o secretário, a região norte de Bento Gonçalves já é uma das mais populosas. “Bairros São Roque, Zatt, Ouro Verde, Aparecida. A avenida São Roque acaba sobrecarregada porque toda região que vem para o Centro ou regiões industriais, à trabalho, acabam passando por ela”, afirma.
Por fim, Nuncio salienta que um dos objetivos da pasta para 2023 é conseguir criar um equilíbrio entre o crescimento de veículos e a capacidade de fluidez nas vias. “É uma das missões da Secretaria de Mobilidade neste ano, conseguir fazer esse equilíbrio devido ao crescimento de veículos na cidade e a capacidade de fluidez nas vias, para que possa comportar tudo isso”, finaliza.