A partir de projeto do estado, Bento ampliará testagem da COVID-19 na UPA 24h

Em julho, o governo do Rio Grande do Sul anunciou a ampliação da testagem do Coronavírus em todo o estado, a partir do projeto Testar RS. A iniciativa foi dividida em duas etapas: a primeira contemplando as casas de repouso, os estabelecimentos de saúde e os moradores com sintomas gripais dos 30 maiores municípios com mais de 40 mil habitantes e maior incidência de casos confirmados da COVID-19. Bento Gonçalves entrou nesta lista. 

De acordo com a prefeitura, a partir do projeto estarão disponíveis, semanalmente, 200 exames do tipo PCR (padrão ouro) para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse tipo de exame permite a identificação do vírus em sua fase ativa, com a coleta de swab nasal (por meio de uma espécie de cotonete). Os exames serão realizados após atendimento na barraca localizada em frente à UPA 24h do bairro Botafogo e a partir da requisição médica do profissional que efetuar o atendimento. 

De acordo com o protocolo do estado, o método PCR deve ser aplicado em pacientes com sintomas gripais até o 7º dia do início dos sintomas. Já em caso de síndrome respiratória grave, a preferência é entre o 3º e o 5º dia. 

Ainda segundo a prefeitura, a realização desses testes será mantida até que o Testar RS estiver em vigor.

Os exames PCR do programa irão somar-se aos que serão adquiridos nos próximos dias pelo município, sendo 10 mil testes rápidos e 5 mil PCRs. 

Já a segunda etapa do projeto, que terá início neste mês de agosto, conforme o estado, terá como foco outros dois grupos: os casos sintomáticos e os casos suspeitos por serem contactantes próximos de caso confirmado de COVID-19. Para tanto, está sendo utilizado o aplicativo “Dados do Bem”, capaz de identificar dinâmicas de transmissão do Coronavírus e entender como a pandemia evolui no Estado. A partir do cadastro dos gaúchos no aplicativo, é possível identificar as pessoas que tiveram contato com quem foi testado positivo.