A personalidade e o talento do bento-gonçalvense que acumula mais de 589 mil seguidores no TikTok

Comentarista de moda Maurício Mezzomo, mais conhecido como Mitcho, decidiu levar seu conhecimento sobre a área ao Instagram há cerca de três anos. Mas foi no ano passado que seu conteúdo ganhou mais notoriedade entre personalidades influentes no mundo da moda por meio do TikTok

Foto: arquivo pessoal

Há cerca de quatro anos, o bento-gonçalvense Maurício Mezzomo, mais conhecido como Mitcho, decidiu embarcar na leitura de uma obra do designer Alexander McQueen. Ele sempre foi apaixonado pelo mundo da moda, mas a leitura o fez aflorar uma vocação que ainda não sabia que existia. “Comecei a ler mais livros sobre moda e a seguir pessoas influentes nas minhas redes sociais”, relata. “Com o tempo, o algoritmo começou a me entregar conteúdos mais aprofundados, não apenas de consumo, mas de ‘bussiness’. Foi então que comecei a realmente entender e estudar moda de verdade”, continua.

Mitcho conta que nunca foi ativo nas redes sociais, mas que há cerca de três anos decidiu começar a compartilhar um pouco do conhecimento adquirido com os seus seguidores do Instagram. “Comecei fazendo exatamente o que faço hoje, mostrando meu ponto de vista sobre as coleções”, recorda. Com isso, Mitcho passou a ganhar seguidores influentes na moda brasileira, como alguns designers emergentes. “Eram pessoas importantes, mas mesmo assim ainda era algo sutil. Ninguém me conhecia”, comenta.

No ano passado, com a ascensão do TikTok, o comentarista de moda decidiu produzir conteúdos específicos para a plataforma. E o resultado não poderia ter sido diferente. Mostrando toda sua personalidade, autenticidade e conhecimento sobre o assunto, Mitcho conquistou milhares de seguidores – hoje 589,3 mil –, além de milhões de curtidas – 17,1 milhões. “Eu não esperava, mas ‘bombou’ muito”, declara.

Com o sucesso de seu conteúdo, Mitcho decidiu ainda no ano passado deixar seu emprego em um hotel para se dedicar a levar informações sobre o mundo da moda para seus milhares de seguidores. Agora, aos 25 anos, o comentarista de moda pretende se especializar cada vez mais para continuar produzindo conteúdos singulares, aprofundados e divertidos para todos que o acompanham. “É muito ‘doido’, porque eu alcancei meu principal objetivo em questão de meses”, reflete.

Os vídeos produzidos por Mitcho vão desde avaliações sobre “looks” de famosos, notícias do mundo da moda, tendências e provadores com os “recebidos” de marcas consagradas. “Não tenho um cronograma de postagens. Meu conteúdo é bem orgânico. Eu penso: ‘ah, isso é relevante, então vou falar sobre isso’”, revela.

Questionado sobre os diferenciais de seu conteúdo, Mitcho cita a acessibilidade das informações a todos que se interessam por moda. “Qualquer pessoa leiga na moda vai entender o que estou falando. Claro que tem alguns termos que o pessoal acaba entendendo conforme vai me acompanhando, mas é um conteúdo muito democrático”, comenta. Outro destaque está nas informações trazidas em seus vídeos no TikTok e em seus “stories” no Instagram, que não dão conta apenas do conteúdo de consumo. “Eu trouxe um conteúdo focado em moda de verdade, em ‘bussiness’, quem são os diretores criativos de cada casa, o que estão fazendo, de onde vieram… tudo de uma forma mais acessível”, exemplifica.

Como conselho para quem está começando ou pretende começar na geração de conteúdo de moda on-line, Mitcho ressalta a importância de estudar sobre a área. “Caso contrário, se as pessoas que conhecem o conteúdo que tu está apresentando perceberem que tu não entende bem disso, tu já vai começar de uma forma ruim”, alerta. “Eu ganhei muito do meu conhecimento não somente em livros, mas também nas redes sociais. Sempre segui pessoas que falavam sobre moda e, no meu tempo de lazer, acabava aprendendo ‘por tabela’”, aconselha.

O comentarista de moda ainda cita a relevância de ser sincero na hora de produzir as postagens para as redes sociais. “Se é algo que tu não conhece, admite que não conhece. Seja honesto com o teu conteúdo”, finaliza.
Conheça o trabalho de Mitcho pelas redes sociais: @mitchomezzomo.