A relação da musculação e emagrecimento

O treinamento resistido, conhecido popularmente como musculação, tem muitas vantagens para o emagrecimento. De acordo com a educadora física da Conceito Saúde Academia Luísa Pietrobon, a musculação aumenta a taxa metabólica basal (TMB), que representa quantas calorias é preciso gastar para manter todas as atividades do corpo funcionando bem, inclusive para manter e ganhar massa muscular. “Quanto mais massa muscular adquirir e estimular com o treinamento de musculação, maior será a sua TMB. A consequência para o emagrecimento é excelente, pois favorecerá em médio prazo um maior gasto energético diário relacionado ao consumo”, explica.

Outro aspecto importante que ela destaca é o EPOC, definido como a otimização e o aumento da utilização energética pós-exercício. Ele ocorre após os exercícios aeróbios e também após a musculação. Quando o treinamento de musculação é feito de maneira correta e sua intensidade é gradual, o EPOC será aumentado, auxiliando dessa maneira a maior oxidação de gorduras pós-treino. “Quando as pessoas só fazem exercícios de caráter aeróbio, perdem a chance de aumentar mais a sua TMB e também o seu EPOC, além de não ganharem e nem desenvolverem massa muscular”, afirma Luísa. 

A educadora explica ainda que, para dispor dos benefícios da musculação, é necessário seguir um programa de treinamento individualizado, com intensidades gradativas e periodicidade regrada. “É importante também realçar que os resultados do treinamento só são potencializados através de uma excelente dieta e repouso adequado. Desenvolver a massa muscular é sinônimo de saúde e resultados eficientes”, conclui.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.