Abandonada casa onde nasceu ex-presidente Geisel

A casa histórica onde nasceu o ex-presidente da República Ernesto Geisel, alugada pela prefeitura e que durante anos abrigou secretarias municipais, deixou de ser utilizada pelo município há quase dois anos e agora está abandonada. Enquanto a prefeitura não devolver a casa, localizada na rua Dr. José Mário Mônaco, a Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (Fervi), proprietária do imóvel, não poderá ocupá-la, o que faz com que a estrutura do prédio sofra os efeitos da falta de manutenção.

Quem passa por perto percebe as más condições de conservação da casa. A calçada está com diversas pedras soltas e o mato tomou conta da entrada e de toda a extensão do terreno. Há telhas quebradas, janelas abertas e roupas espalhadas pelo terreno.

A casa deveria ser repassada pela prefeitura à Fervi, conforme o presidente da fundação, Nestor Caon. “Já realizamos reunião com o prefeito Roberto Lunelli, mas a casa ainda não foi devolvida. E, além disso, se encontra com inúmeros problemas estruturais”, descreve Caon. “Só aceitaremos a devolução quando os problemas estruturais forem sanados.”

O prefeito Roberto Lunelli diz que na próxima semana deve ser realizada uma reunião com representantes da Fervi para discutir a restauração. “O que está acontecendo é um impasse sobre valor a ser utilizado para a reforma. A Fervi afirma ser muito baixo, mas iremos realizar nova reunião e discutir sobre o assunto”, enfatiza Lunelli.

Segundo o prefeito, se o valor oferecido for aceito a licitação para contratação da empresa responsável pelo restauro pode ser realizada ainda no primeiro trimestre. “O projeto já está pronto e o valor destinado, falta somente o laudo técnico do Compahc para que a verba seja liberada.” Os recursos seriam destinados pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Integrado do Município. A Fervi não comentou o impasse quanto às verbas.

Imóvel tombado

Conforme a historiadora Assunta De Paris, do Arquivo Histórico da Prefeitura de Bento Gonçalves, a moradia faz parte do patrimônio tombado da cidade, por ter abrigado um presidente da República. Foi construída no início de 1900 e possui estilo arquitetônico de fachada, pois somente a parte frontal da moradia é composta por detalhes barrocos, o restante foi construído em padrões normais, com predominância de estilo germânico.

Ernesto Geisel

Ernesto Geisel foi o 21º presidente do Brasil. Nasceu em Bento Gonçalves, em 3 de agosto de 1907, mas teve o ano do seu nascimento alterado para 1908, para atingir a idade máxima para admissão no Colégio Militar em Porto Alegre. Assumiu o cargo de presidente da República com 66 anos, em 1974, durante o regime militar, após eleições indiretas, recebendo 400 votos. Governou de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979. Morreu em 12 de setembro de 1996, no Rio de Janeiro.

Katiane Beal Cardoso

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa