Abertas inscrições de projetos de negócios no StartUCS em Bento Gonçalves e Caxias do Sul
A Universidade de Caxias do Sul recebe, até o dia 7 de abril, as inscrições de projetos de negócios no StartUCS, programa de desenvolvimento de novos empreendimentos. Trinta vagas estão disponíveis, sendo 15 em Caxias do Sul, onde ocorre a terceira edição da iniciativa, e outras 15 em Bento Gonçalves, que terá a primeira turma formada.
Vinculado ao Programa de Empreendedorismo da UCS e integrante do Ecossistema Empreendedor da universidade, o StartUCS é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, funcionários e egressos da instituição. A participação ocorre em 20 encontros semanais de três horas cada, com prestação de consultoria gratuita aos empreendedores.
A iniciativa visa apoiar ideias e orientar os criadores de projetos de base tecnológica e inovadores, contribuindo para o detalhamento, aperfeiçoamento e concretização de um modelo de negócio. A meta é preparar a inserção de novas empresas no mercado de forma sustentável e competitiva, colaborando para a diversificação da matriz econômica regional.
De acordo com a coordenadora do Programa de Empreendedorismo, professora Elóide Pavoni, a procura pelo StartUCS tem sido crescente. As motivações estariam relacionadas ao maior conhecimento da proposta e uma mudança cultural quanto às expectativas sobre o mercado de trabalho. “Temos percebido um redirecionamento da expectativa das pessoas quanto à preparação profissional, migrando da qualificação para o emprego para a capacitação em empreender”, observa. “Através das metodologias utilizadas no Programa de Empreendedorismo e no StartUCS, a universidade assume essa prerrogativa, que, dentro da visão do Ecossistema Empreendedor UCS, visa, sobretudo, modernizar a matriz econômica regional”, destaca.
O StartUCS presta mentoria de especialistas, do mercado ou da universidade, das áreas de tecnologia, negócios, investimento, contabilidade, finanças, jurídica e psicológica, além da direção da Incubadora Tecnológica (ITEC-UCS). Ao mesmo tempo, os conhecimentos são aplicados na interação direta com potenciais clientes, fornecedores e parceiros. “O empreendedor chega ao final do programa tendo desenvolvido um produto ou serviço capacitado a receber aporte financeiro”, aponta Elóide.
Ao final do cronograma é realizado um pitch-day, evento de apresentação sumária (de 3 a 5 minutos) dos projetos a potenciais investidores do mercado. Mesmo os projetos que não obtiverem financiamento terão oportunidade de prosseguirem seu aperfeiçoamento ingressando na ITEC-UCS, que disponibiliza espaço físico, infraestrutura, secretaria e busca de fomento para empresas iniciantes.
Os editais de regulamentação do programa devem ser consultados no site www.ucs.br/startucs.
Mais informações pelos telefones (54) 3218 2034 (Caxias do Sul) e (54) 3449 5208 (Bento Gonçalves).
Foto: Cláudia Velho