Abertas inscrições para o Projeto Pescar

Pâmela Lira, egressa do Projeto Pescar, é assistente de vendas da Casavitra, no Grupo Tecnovidro. Ela atua na empresa desde o ano passado. Assim como Pâmela, outros jovens tiveram a oportunidade que procuravam e hoje possuem uma profissão e estão empregados. Isso graças ao Projeto Pescar mantido pelo Grupo Tecnovidro desde 2009. A quarta turma começa a ser formada com a abertura das inscrições para 2012. Jovens que desejam iniciar na profissão de beneficiamento de vidro têm até o dia 28 de outubro para efetuar sua inscrição. Nos três anos de atuação o Projeto Pescar Tecnovidro já formou 22 profissionais.

O Projeto Pescar Tecnovidro qualifica jovens de ambos os sexos que se encontram em vulnerabilidade social e econômica, um dos pré-requisitos para fazer parte do programa. Para participar também é necessário ter idade entre 16 e 19 anos, preferencialmente; estar cursando, no mínimo, a 7ª série do Ensino Fundamental; comprovar renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo e ter alguma referência familiar e endereço fixo. Além disso, o candidato não pode ter concluído ou estar cursando algum tipo de curso técnico ou profissionalizante e ainda não possuir experiências sistemáticas no mercado formal de trabalho.

Sempre com uma turma por ano e com um calendário eletivo que prevê aulas diárias, o Projeto Pescar Tecnovidro qualifica os jovens para atuar no mercado de beneficiamento de vidros, cumprindo seu papel social de contribuir para a transformação da sociedade em um mundo cada vez melhor. Este ano, três dos seis formandos já integram o quadro funcional da empresa. A expectativa da direção da empresa é beneficiar um número maior de jovens no próximo ano.

O curso de Iniciação Profissional em Beneficiamento de Vidros enfatiza o trabalho na indústria, porém traz em seu conteúdo programático disciplinas que trabalham questões técnicas e de cidadania e formação pessoal. Com 800 horas aula, o curso inicia em fevereiro de 2012 e se estene até novembro, disponibilizando 15 vagas. As aulas são gratuitas e diárias – de segunda a sexta-feira -, desenvolvidas na própria empresa. O processo de seleção inclui, além da inscrição, prova escrita, entrevista individual, dinâmica e visita domiciliar.

Quando a Tecnovidro implantou o projeto, ainda em 2009, logo projetou uma sede própria, inaugurada este ano. A escola possui ampla estrutura de apoio que conta com laboratório de informática equipada com 10 computadores, uma mini biblioteca, sala de aula e cozinha. As aulas são ministradas por funcionários voluntários da empresa. A empresa também se responsabiliza pelo transporte dos alunos, além do café da manhã, almoço, cesta básica, uniforme e material didático.

O projeto Pescar, que segue a máxima “Não dê o peixe, ensine a pescar”, é uma referência internacional de responsabilidade social efetiva. Sua metodologia, de fácil implantação e replicabilidade, tornou-se modelo para vários projetos, priorizando o equilíbrio entre aprender, fazer, ser e conviver.

Como e onde se inscrever:

Data: até dia 28 de outubro de 2011

Local: Grupo Tecnovidro

Endereço: RS 122, Km 63

Informações: (54) 3261 0100 ou projetopescar@tecnovidro.com.br, com Daniela Frana

Documentação necessária: RG, CPF, comprovante de renda dos pais, comprovante de residência e atestado de matrícula escolar.

Período das aulas: fevereiro a novembro de 2012
Horário: de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 11h45min

Inscrições gratuitas

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também