Aberto o período de inscrições para castrações gratuitas de cães e gatos

A prefeitura de Bento Gonçalves, por meio do setor de Vigilância Ambiental da secretaria de Saúde, iniciou na segunda-feira, 18/01, uma nova etapa de inscrições para a castração de cães e gatos do município. O prazo para inscrição vai até 29 de janeiro, sexta-feira que vem. 

O programa priorizará a castração de fêmeas caninas e felinas, sem deixar de atender também os animais de sexo masculino. Os cadastros serão realizados em áreas delimitadas, conforme fatores como critérios epidemiológicos, sociais e demográfico dos bairros. De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Simone Menegotto, a prioridade são animais de rua e tutores que comprovem renda igual ou inferior a um salário mínimo.

O sistema de castração gratuita pela prefeitura teve início em 2008. Desde então, mais de dez mil animais já foram castrados no município. Há alguns anos, a clínica veterinária responsável tem sido a Polivete, selecionada a partir de um edital de chamamento público. 

A média mensal de castrações é de 100 por mês. Conforme dados da Vigilância, em 2020 foram 1.100 castrações realizadas. Anualmente, são destinados cerca de R$ 85.000 reais para os procedimentos. “É uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados e também se torna uma questão de saúde e qualidade de vida do animal”, afirma Simone. 

As inscrições acontecem sempre em janeiro e agosto, de 02/08 a 13/08. Entretanto, a lista de espera é grande e é necessário paciência dos inscritos. Atualmente, 600 animais aguardam para serem atendidos. 

O tutor ou responsável pelo animal interessado em se inscrever deverá entrar em contato com a Vigilância pelo telefone (54) 3055-7265, ou (54) 3055-7312, nos horários da 8h às 11h e das 14h às 17h.