Abordagem de vendedores incomoda moradores e turistas no Vale dos Vinhedos

SERRANOSSA flagrou representantes de empreendimentos de novo resort abordando veículos em diferentes pontos do Vale. Empresa afirma que não orienta a equipe de vendas a realizar estas abordagens. Já Secretário de Turismo de Bento aponta que comportamento não é bom nem para negócios, nem para o roteiro turístico.

Prática frequente em grandes centros turísticos, a abordagem de vendedores oferecendo imóveis e oportunidades de negócios chegou a Bento Gonçalves e tem sido motivo de críticas de moradores e turistas. O SERRANOSSA flagrou na semana passada diversos vendedores de um resort que irá se instalar no Vale dos Vinhedos abordando pessoas e veículos que circulam pela rota turística.


Sentados em pontos de ônibus ou em pé à beira da estrada, os representantes das empresas visualizam os veículos e caminham para o meio da rua sinalizando para que os motoristas reduzam a velocidade. Identificados com a roupa do empreendimento, os vendedores falam sobre os negócios e convidam os turistas para conhecerem o showroom do futuro hotel, que está localizado logo adiante.

Fotos: Raquel Konrad


A abordagem, no entanto, tem incomodado moradores e turistas. Uma moradora do Vale dos Vinhedos, que prefere não se identificar, comenta que a presença destes profissionais mudou a rotina da comunidade. “Aqui é um lugar tranquilo. Passam os carros, às vezes alguns moradores caminhando, mas nunca tinha gente parada o dia todo na rua, rindo, conversando e circulando. Estou sempre com a casa fechada”, comenta.


Um turista que tentou ser parado falou sobre o desconforto da abordagem. “Em Gramado e Canela eu já tinha visto acontecer, mas aqui em Bento não. A gente vem com frequência passear pelo Vale, porque nossa filha mora na cidade. Mesmo identificados, ficamos com receio de baixar o vidro. Tem tanta gente maldosa e tanto golpe sendo aplicado que entendo ser perigoso”, disse.

RUIM PARA OS NEGÓCIOS E PARA A ROTA
O SERRANOSSA entrou em contato com os representantes do empreendimento, enviou as fotos das abordagens e questionou sobre a prática na cidade. A assessoria de comunicação da Mundo Planalto, responsável pela comercialização da Castelos do Vale, enviou o seguinte comunicado: “A Mundo Planalto, empresa com grande experiência e expertise no mercado de multipropriedade, atualmente atuando em Bento Gonçalves, na comercialização de cotas do novo empreendimento Castelos do Vale Resorts, no Vale dos Vinhedos, declara que: de maneira alguma orienta sua equipe de vendas a abordar turistas e moradores do munícipio para realizar a comercialização de cotas. A abordagem é uma iniciativa individual por parte de funcionários da equipe, que será novamente orientada a não agir dessa maneira, pois não reflete a postura da empresa”.


O secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Parisotto, afirma que se os profissionais estão na rua, “infelizmente não há o que se fazer”. No entanto, ele afirma que a prefeitura pode orientar que a iniciativa do empreendimento não é boa para o negócio. “Toda abordagem que é agressiva, a meu ver, pode mais prejudicar do que beneficiar qualquer empreendimento que esteja realizando vendas de suas unidades. Vemos isso em vários destinos turísticos que possuem hotéis que promovem esse formato de negócio. Precisamos sempre estar atentos, porque abordagens exageradas também podem trazer prejuízos para o destino turístico e onde todos deveriam ganhar, acabam por gerar prejuízos de imagens que por muitas vezes são irreversíveis. Muita cautela e equilíbrio são os melhores caminhos para efetivamente haver êxito em qualquer ação”, pontuou.

fotos: Raquel Konrad

PARCERIA COM EMPREENDIMENTOS DA CIDADE
Além de ocupar as ruas, os vendedores também estão nas portas de muitos estabelecimentos da cidade. O SERRANOSSA apurou que hotéis, padarias e restaurantes estão autorizando, através de parceria com esses novos empreendimentos, que vendedores abordem turistas em frente a seus negócios.
Maxuel Sales, diretor Regional de Vendas de outra empresa que irá se instalar no Vale dos Vinhedos, explica que as abordagens ocorrem prioritariamente dentro de outros hotéis da mesma rede. “Em menor escala, temos abordagens em pontos turísticos e comerciais, de forma estratégica e regulamentada junto aos proprietários e autoridades locais. A abordagem ocorre pessoalmente na grande maioria dos casos, apesar de termos implantado recentemente o agendamento via telefone a clientes do hotel. Este modelo ainda está em avaliação”, explicou.

MULTIPROPRIEDADES
O objetivo dos vendedores é oferecer um novo modelo de negócios que chega a Bento Gonçalves: o de multipropriedades. O formato já é oferecido por, pelo menos, três resorts que vão se instalar na cidade. De acordo com Sales, o conceito de multipropriedade possibilita a aquisição de imóveis para férias de modo otimizado, onde cada família adquire a quantidade de dias necessários de acordo com o perfil de férias, pagando o proporcional a sua utilização. “A diferença para um hotel se dá justamente no propósito de transformar o valor gasto em férias, em patrimônio, uma vez que concluído o pagamento da fração o benefício permanece como patrimônio através de sua escritura individualizada”, detalha.
De acordo com o gestor, as cotas no modelo da empresa são oferecidas em sete e 14 diárias anuais e os valores variam entre R$ 40 mil a R$ 99 mil. “Bento Gonçalves tem o desafio de ser um destino com menor volume turístico, quando comparado a destinos mais maduros, como por exemplo Gramado. Porém é uma região de atrativos únicos e que vem crescendo muito, mesmo no período da pandemia. A nossa expectativa é que o modelo seja um sucesso também por lá, a exemplo de Gramado”, comenta Sales.
O secretário de Turismo enfatiza que o conceito da multipropriedade é interessante para a cidade turística porque mantém uma frequência permanente de turistas, tanto em dias de semana como em finais de semana. “O fato de turistas comprarem períodos anuais garantidos, como 14 dias ou mais, garante um retorno ao destino turístico. É uma proposta diferenciada, ainda não sabemos os reais resultados que serão obtidos, porém ter uma garantia semanal e de permanência na cidade é um ponto muito positivo”, finaliza.