Abraço pela doação de órgãos

Mais de 500 pessoas participaram do abraço coletivo ao redor do Hospital Tacchini, na tarde da última terça, dia 27. A atividade fez parte das comemorações do Dia Nacional da Doação de Órgãos e mobilizou famílias de transplantados, funcionários do hospital e apoiadores da causa. Material informativo e chaveiros foram distribuídos aos participantes, que cercaram a quadra do estabelecimento, nas ruas José Mario Mônaco, General Osório, Ramiro Barcelos e Saldanha Marinho.

Maria Júlia Carrion, médica coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, esteve presente no evento e esclareceu dúvidas. Segundo ela, o número de notificações de morte encefálica, ou seja, de possíveis doadores, aumentou no município nos últimos anos, bem como as doações efetivadas. De janeiro do último ano até agora, 40 transplantes foram efetivados no Tacchini. Quatro doadores de múltiplos órgãos, sete doadores de ossos e 328 doadores de córneas foram contabilizados no mesmo período.

O aumento das doações em Bento se contrapõe aos números do Estado, que vêm decaindo nos últimos anos. Maria Júlia atribui o dado ao trabalho da comissão em conscientizar as famílias de possíveis doadores. O hospital Tacchini dispõe de equipes para a retirada e transplante de córnea e tecido músculo-esquelético.

Além do abraço, houve missa para celebrar a data, na igreja Santo Antônio. Desde o último ano, a comissão faz palestras de conscientização junto ao Rotary e tem atividades previstas nas escolas, segundo a presidente. “O número de pessoas na lista de espera continua crescente, por isso nossa ideia é que aumente o número de doadores. O trabalho tem que ser grande também”, enfatiza a médica.

Priscila Pilletti           

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br