Acadêmicos de Design são responsáveis pela identidade visual da Feira do Livro de Bento Gonçalves

Os acadêmicos do curso de Design do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) trabalharam na concepção e criação da identidade visual da 32ª edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves, que tem como tema “Literatura Fantástica” e segue até domingo, dia 29, na Via Del Vino.

Os alunos da disciplina de Projeto Gráfico desenvolveram a identidade baseados no slogan da edição deste ano, “A Literatura é Fantástica”. A professora Aline Valéria Fagundes da Silva explica que o “objetivo da marca seria o de identificar e diferenciar a feira das demais e também o de incluir novos leitores e mostrar como um evento literário tem o poder de trabalhar com a percepção dos cidadãos que circulam pela Via Del Vino e criarem vínculos afetivos com o entorno. A literatura fantástica permite que a paisagem urbana seja trabalhada a partir de elementos não existentes ou não reconhecidos na realidade. As formas e cores permitem que a paisagem fantástica se espalhe no espaço, como, por exemplo, uma montanha que se transforma em um dragão, uma flor que se transforma em uma borboleta, um pórtico que se transforma em um portal ou um castelo…”

Os alunos – Ana Paula Penso Franceschini, Bruno Pertile Rocha, Gabriela Jordani Aimi, Guilherme Sonaglio, Luana Paula Gallina, Lucas Henrique Bittencourt de Souza, Natália Maragno Basso, Paula Pellegrini e Vinicios Soppelsa – analisaram vários livros do gênero e fizeram uma pesquisa sobre as principais cores nas narrativas fantásticas e seus significados.

“O logotipo foi desenhado à mão, tornando a marca exclusiva, ao mesmo tempo que valoriza os trabalhos manuais e artesanais dos primeiros livros publicados e do universo da literatura fantástica.

A tipografia contém serifas e adornos, características que fazem parte de identidades de livros e filmes da temática, como “O Senhor dos Anéis”, “Game of Thrones” e “Vikings”. Ao mesmo tempo que as serifas representam esta 'seriedade' e um visual mais medieval, os adornos complementam e harmonizam, deixando o logo com um toque mágico. Esses adornos foram inspirados em formas orgânicas e características da natureza, pois diversas histórias fantásticas se passam nas florestas, nos campos… Além de fazerem ligação com a identidade da cidade de Bento Gonçalves, os adornos curvados também foram inspirados nas gavinhas dos cachos de uvas nos parreirais da região. O aspecto mais rústico foi aplicado ao logo para remeter aos primeiros métodos de impressão, que se firmaram na Europa na Idade Média, onde entalhavam na madeira os desenhos e textos, que posteriormente eram passados para o papel, e por isso ficavam com alguns ruídos”, destaca a docente.

Os alunos criaram cinco personagens: o viking, a viking, a bruxa, o mago, a fada e o paladino.

A bruxa está mexendo em um caldeirão com polenta e a viking é uma mulher forte e sábia, o mago é um homem negro, que tem o dom do conhecimento. “O paladino é uma homenagem ao professor Luciano Massoco e a fada é uma homenagem à professora Silvana Bastianello, ambos do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, já falecidos, e foram muito importantes para o curso de Design, desde o seu início”, explica.