Ação conjunta da Polícia Civil e BM resulta na prisão de investigados por organização criminosa na Serra
Uma ação conjunta entre Polícia Civil e Brigada Militar realizada na manhã desta terça-feira, 22/12, resultou na prisão preventiva de quatro investigados por crimes de organização criminosa e associação ao tráfico. As prisões foram efetuadas em Veranópolis, Caxias do Sul e Passo Fundo. De acordo com a Brigada Militar, os investigados fazem parte de uma facção voltada ao tráfico e atuavam de modo coordenador pelo chefe da organização, atualmente recolhido no sistema penitenciário em Caxias do Sul. "Mesmo preso, segue emanando as ordens aos traficantes a ele subordinados", ressaltou a BM.
Na ação desta manhã, foi apreendido um automóvel da facção. Ao total, são investigadas mais de 40 pessoas, sendo de Veranópolis, Bento Gonçalves, Nova Prata, Vila Flores, Caxias do Sul e Cotiporã. A investigação teve início nos primeiros meses de 2020, monitorando, em sintonia com a seção de inteligência da Força Tática da BM de Nova Prata, desde as encomendas de drogas, distribuição nos pontos de venda direta aos viciados, bem como prestação de contas entre diferentes lideranças de outras facções, até o destino final do dinheiro auferido com a traficância.
Ao longo de 2020, foram presos mais de 50 indivíduos, alguns deles mais de uma vez, sempre com crimes vinculados à organização criminosa como tráfico, associação ao tráfico, homicídios consumados e tentados, roubos, entre outros. As investigações seguirão até o fim da apuração de todo organograma criminal na microrregião.
Após os trâmites legais, os presos desta terça-feira serão encaminhados ao Presídio de Nova Prata/RS.