Ação das forças de segurança reduz em quase 70% ataques ao transporte coletivo em outubro
Casos, que somam ocorrências com usuários e profissionais, caíram de 111 para 34 em outubro
Um dos crimes patrimoniais que impacta grande parte da população gaúcha apresentou expressiva redução no mês de outubro. Os roubos em transporte público, que somam ocorrências com usuários e profissionais, tiveram queda de 69,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Os casos caíram de 111 para 34 no mês.
No acumulado, o crime mantém a tendência de queda já verificada nos meses anteriores. Entre janeiro e outubro deste ano, foram 515 casos registrados no Estado, queda de 49% frente aos 1.010 casos de igual período de 2021. Os dados integram os indicadores criminais divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta sexta-feira, 11/11.
Roubo de veículos
O roubo de veículos também apresentou queda no 10º mês do ano no Estado. Foram 393 casos no RS, 3,9% menos que no ano anterior. O acumulado de 2022 também permanece em queda, com 9,3% menos que em 2021, porcentagem que representa 382 veículos que deixaram de ser roubados no RS. Na Capital também foi verificada a tendência de queda, os roubos de veículos em outubro caíram 4,4%, enquanto no acumulado a retração foi de 7,7%, o que representa 123 veículos a menos em comparação com 2021.
Homicídios sobem, mas apresentam desaceleração
O 10º mês de 2022 ainda apresentou uma alta de 2,3% nos índices de homicídios, com três casos a mais do que em outubro de 2021. Com essa alta, o acumulado do ano teve alta de 2%.
Esse é o segundo mês em que este cenário demonstra forte desaceleração em relação a alta significativa verificada em agosto, decorrente das inúmeras ações adotadas pelas forças de segurança no Estado, para coibir o conflito localizado em Porto Alegre.
Latrocínios têm alta, mas com elucidação de 100% dos casos
Nos roubos com morte, o resultado é similar aos dos homicídios – alta em outubro, mas sem alterar a tendência de queda no acumulado desde o início de 2022. Foram três latrocínios a mais no mês em relação aos dois registrados em 2021 (150%), enquanto na soma desde janeiro, o número de casos passou de 52 no ano passado para 45 neste ano, uma redução de 13,5%.
Forças de segurança desenvolvem estratégias para reduzir feminicídios
Após a queda registrada no mês de setembro os feminicídios voltaram a apresentar alta no mês de outubro. No mês sete mulheres perderam a vida por razão de gênero no Estado, enquanto no mesmo mês de 2021 foram três vítimas. No acumulado a alta também persiste, com 89 casos de janeiro a outubro, sete a mais que os 82 registrados em igual período de 2021.
A lista completa dos indicadores criminais de outubro no Rio Grande do Sul pode ser conferido aqui.