Acidente com micro-ônibus de trabalhadores da safra de uva em Bento Gonçalves
Micro-ônibus com trabalhadores da safra da uva sofre grave acidente nesta quinta em Bento Gonçalves; vítimas foram levadas para a UPA e Hospital Tacchini

Bento Gonçalves (RS) — Um grave acidente de trânsito mobilizou dezenas de socorristas no início da manhã desta quinta-feira (15), em Bento Gonçalves. Um micro-ônibus Volare teria perdido os freios e saiu da pista por volta das 07h17 no prolongamento da rua Arlindo Menegotto, no bairro Barracão. O veículo transportava 33 trabalhadores da colheita da uva que seguiam em direção a Pinto Bandeira.
Força tarefa
Atuaram simultaneamente na ocorrência equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Brigada Militar (43º BPM) e o Corpo de Bombeiros Militar (3ª CiaBM).
Resgate
Segundo o Capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves, Gustavo Kist, a operação de resgate foi complexa. Além do desnível do terreno, com ameaça de tombamento do micro-ônibus, as equipes tiveram que lidar com enxames de abelhas no local.
Atendimento às vítimas
De acordo com o balanço do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura, as vítimas foram distribuídas para atendimento médico conforme a gravidade:
- UPA 24 Horas: Cerca de 20 pacientes foram encaminhados para a unidade. A maioria apresentava ferimentos leves e, após exames clínicos, já passa por processo de liberação.
- Hospital Tacchini: 11 pacientes foram levados ao hospital, incluindo as vítimas com quadros de traumatismo cranioencefálico e suspeitas de fraturas graves. Um dos pacientes precisou de intervenção no bloco cirúrgico.

Uma passageira ficou presa às ferragens com fortes dores pélvicas. Os bombeiros precisaram realizar o desencarceramento, cortando a estrutura lateral do veículo para criar uma rota de extração segura. Após ser medicada pelo médico do SAMU ainda dentro do coletivo, ela foi removida e levada para atendimento hospitalar.
Via não tinha autorização para tráfego
Um detalhe determinante para a investigação do acidente é a situação do prolongamento da rua Arlindo Menegotto. Segundo a Prefeitura de Bento Gonçalves, o acidente ocorreu em um trecho executado por uma empresa particular para acesso a um condomínio. Conforme o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), em documento de dezembro de 2025, o local não possuía autorização para o tráfego de veículos, não tendo sido oficialmente recebido pela prefeitura.
O prefeito Diogo Siqueira (PSDB) acompanhou os atendimentos, e a assistência social do município auxilia no transporte dos trabalhadores que já receberam alta.