Acidentes se mantêm, mas autuações crescem
A programação da Semana Nacional do Trânsito em Bento Gonçalves, encerrada na última quinta-feira, dia 25, teve como propósito conscientizar pedestres e motoristas. Em meio às atividades, a secretaria municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana divulgou números de autos de infração e acidentes de trânsito atendidos pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT) em 2014. Nos primeiros oito meses deste ano, foram registrados 1.939 acidentes. O mês de agosto foi o mais violento, com um total de 285 registros de Boletins de Ocorrências. Quanto às autuações aplicadas pelos agentes de trânsito, somente no mês passado, foram 2.278 multas.
Apesar de o número ser expressivo, na comparação com o ano passado, o índice de acidentes não teve grandes alterações. No mesmo período de 2013, entre janeiro e agosto, foram registrados 1.960 acidentes, somente 21 a menos que neste ano. Por outro lado, o número de infrações flagradas teve um aumento 48%. Em 2013, foram 6.886 autuações, nos primeiros oito meses do ano, enquanto que em 2014, no mesmo período, foram 10.197.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Moro, o crescimento no número de autuações se deve à maior imprudência dos condutores aliada ao grande número de veículos em circulação na cidade atualmente. Por conta disso, o reforço na fiscalização tem sido uma das principais frentes de trabalho. “O aumento na fiscalização é a melhor forma de combater a violência no trânsito”, afirma o secretário.
Mesmo assim, Moro destaca que Bento Gonçalves também quer se diferenciar através da educação. “Nossa aposta é o investimento na formação dos professores para serem multiplicadores de medidas preventivas no trânsito para crianças e adolescentes. Cerca de duas mil crianças deverão ser atingidas por esse plano. Esperamos que isso se multiplique entre a população, com informações básicas para o bom andamento e respeitabilidade do trânsito e trazendo melhores resultados em termos de diminuição nos índices de acidentalidade”, acrecenta.
Duas mortes no ano
Nos acidentes com vítimas, os registros são efetuados pela Brigada Militar (BM), que também divulgou seus dados dos últimos dois anos. Em todo o ano de 2013, a BM registrou 497 acidentes com lesões. Entre janeiro e agosto, foram 383, 21 casos a mais na comparação com 2014, quando foram registrados 362 acidentes com vítimas.
Neste ano, duas pessoas perderam a vida em acidentes na área urbana de Bento Gonçalves. As vítimas eram jovens, um de 23 anos e outro de 17. O primeiro caso aconteceu na rua Fiorelo Bertuol, bairro Progresso. Vinicius Pereira era um dos ocupantes de um veículo Peugeot (placas de Bento Gonçalves) que bateu em um poste, por volta das 3h30, do dia 13 de junho. O jovem ficou por cinco dias internado em estado grave na UTI do Hospital Tacchini, mas não resistiu aos ferimentos. No sinistro, outras três pessoas ficaram feridas com menor gravidade. Segundo a BM, o condutor do Peugeot seguia no sentido Borgo – Progresso e, após passar pela rua Pernambuco, perdeu o controle do carro e bateu em um poste e no portão de ferro de uma garagem.
A segunda morte aconteceu no dia 30 de julho. O jovem Roberto Lima dos Santos, de 17 anos, não resistiu aos ferimentos causados pela queda de uma motocicleta ocorrida no bairro Nossa Senhora do Carmo (antigo Nossa Senhora da Saúde). A vítima conduzia uma moto Honda quando perdeu o controle por motivos desconhecidos e colidiu contra um poste de ferro na rua Buarque de Macedo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a encaminhar o rapaz ao Hospital Tacchini, mas ele não resistiu ao traumatismo craniano.
Caso Kasmiriski
O acusado pela morte dos irmãos Itamar, Rodrigo e Wilian Kasmiriski, ocorridas no dia 11 de abril de 2009, não irá a Júri Popular. Cledson Martins De Matos será julgado por homicídio culposo de trânsito, conforme já havia decidido a juíza Fernanda Ghiringhelli de Azevedo, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Bento Gonçalves, ainda em 2013. A decisão foi confirmada pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) no dia 29 de maio deste ano. Se considerado culpado, o réu poderá ser condenado a uma pena que varia de dois a quatro anos de detenção.
Dados de 2014
Acidentes de trânsito*
Janeiro – 189
Fevereiro – 212
Março – 243
Abril – 261
Maio – 265
Junho – 251
Julho – 233
Agosto – 285
Total 1.939
Autos de infração
Janeiro – 1.072
Fevereiro – 1.188
Março – 922
Abril – 840
Maio – 1.367
Junho – 995
Julho – 1.535
Agosto – 2.278
Total 10.197
Acidentes com lesão corporal**
Janeiro – 33
Fevereiro – 46
Março – 42
Abril – 50
Maio – 44
Junho – 41
Julho – 39
Agosto – 34
Setembro – 33
Total – 362
*Dados divulgados pela Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana de Bento Gonçalves, em setembro de 2014
**Dados divulgados pelo 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º Bpat), em setembro de 2014
Reportagem: Jonathan Zanotto
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.