Ações de marketing garantem prêmio a Bento
Bento Gonçalves foi a cidade brasileira que mais evoluiu em ações de marketing e promoção do destino, de acordo com o Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014. O resultado foi divulgado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas, em evento realizado em Brasília na terça-feira, dia 16. A pontuação do município registrou avanço de 15,2 pontos no quesito Marketing e Promoção do Destino, o que fez a cidade subir da quinta para a quarta posição neste ranking. O turismo de Bento Gonçalves obteve um aumento de 10% no número de visitantes desde a implantação de ações de marketing e promoção do destino e a realização de ações de cooperação regional na Região da Uva e Vinho. No Vale dos Vinhedos, o fluxo de turistas subiu de 248 mil pessoas em 2012 para 300 mil em 2013, um aumento superior a 20%.
O resultado se deve, especialmente, à presença da cidade em cerca de 20 feiras do setor e à capacitação de mais de 300 agentes de turismo e operadoras de viagem. O município mantém ainda um site de divulgação dos seus atrativos e perfis promocionais nas redes sociais, além de distribuir informativos eletrônicos para cerca de 22 mil contatos e disponibilizar um aplicativo gratuito para celulares com as principais informações turísticas da cidade. Outro quesito do Índice de Competitividade onde Bento Gonçalves se destacou foi Cooperação Regional, onde o município ocupa o primeiro lugar no ranking. O desempenho positivo foi conquistado graças à governança do Atuaserra, uma associação que reúne 24 prefeituras dos municípios vizinhos e 11 associações empresariais que trabalham com o objetivo de fomentar iniciativas e reconhecer as potencialidades turísticas locais.
O prêmio é uma forma de reconhecer o esforço da gestão pública em ações de valorização do turismo. “Promover a cidade, tendo como base a herança da população, seus costumes e sua arquitetura gera um ganho de imagem para o destino e para o país”, avalia. Segundo o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, o resultado é fruto de um trabalho focado nos roteiros de vinho da região, no turismo rural e no turismo cultural. “Nosso agradecimento ao setor privado e as entidades que, junto ao poder público, não tem medido esforços para projetar Bento Gonçalves, a Capital Nacional do Vinho, no mapa turístico nacional. Seguimos trabalhando em busca de grandes resultados, tendo em vista a importância do turismo para o desenvolvimento econômico do município”, salienta.
O estudo
O primeiro relatório do Índice de Competitividade do Turismo Nacional foi apresentado em 2008. Trata-se de uma metodologia que gera indicadores de desenvolvimento em 13 dimensões ligadas à atividade turística. A versão de 2014 é a sexta da série histórica. As variáveis consideradas na pesquisa são: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Ambientais, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.